MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sergipe vai sediar Centro de Formação de Treinadores de Cães-guia


Sede será implantada no Campus São Cristóvão.
Reunião vai definir detalhes sobre a implantação.

Do G1 SE
cão-guia (Foto: Rahel Patrasso/AE)Cão-guia serão treinados em SE
(Foto: Rahel Patrasso/AE)
A comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) recebeu a notícia de mais uma importante conquista. É que a proposta enviada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) foi aprovada e a instituição será sede regional de um Centro Tecnológico de Cães-Guia.

O principal objetivo do Centro é a formação de treinadores e instrutores de cães-guia, além das conhecidas duplas, formadas por pessoas com deficiência visual e cães. A sede do núcleo em Sergipe será implantada no IFS - Campus São Cristóvão, em uma área de 30.000 metros quadrados.
Segundo o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, o instituto, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), já vinha propondo diálogos a respeito da implantação do centro regional e buscando parcerias nessa iniciativa. "Além de elaborarmos a proposta de criação do Centro, já participávamos de diversas discussões com Associações de pessoas com deficiência. Ser sede de um projeto como esse é motivo de orgulho para toda a nossa comunidade"", afirma.

A iniciativa é parte do projeto ‘Viver sem Limites`, lançado pelo Governo Federal em 2011, que tem como um dos objetivos a implantação de cinco Centros Tecnológicos de Formação de Instrutores e Treinadores de Cães-guia, distribuídos em cada uma das regiões brasileiras.

Segundo Otácilio Cerqueira, que faz parte do Núcleo de Projetos Instituicionais, da equipe da Propex, um dos maiores objetivos do projeto é dar liberdade aos portadores de deficiência visual. " Em Sergipe existem 70 mil pessoas nessas condições e no Brasil esse número ultrapassa os 2 milhões", revela.

Ele explicou ainda, que no Centro serão realizados cursos técnicos para treinador de cão-guia e instrutor de cão-guia. " Serão cursos de 1.400 horas cada, que irão formar profissionais para o mercado de Sergipe e outros estados do Nordeste".

" No Brasil exitem apenas três instrutores credenciados pela Federação Internacional de cão-guia. Precisamos criar novos profisisonais nessa área. É começo de uma nova profissão no país".

Na fase final do curso o portador de deficiência visual passará por um treinamento juntamente com o cão. " O objetivo é apresentá-los e orientar a pessoa e o cão quanto aos comandos necessários para no dia-a-dia".

A estimativa é que o projeto seja concluído em um ano e meio. E a partir dai, possa ser multiplicado para outros estados do Nordeste. " Nesse período estaremos trabalhando multiplicadores para que esse trabalho possa se fortalecer ".

Implantação
O IFS está finalizando o projeto pedagógico do curso, assim como as adequações de engenharia e arquitetura necessárias para implantação do centro. Obedecendo a uma das exigências do edital de adesão, o instituto irá liberar dois servidores que irão participar de uma capacitação em Camboriú (SC) durante dois anos, para depois se tornarem multiplicadores do programa no estado.

No dia 7 de agosto, será realizada uma reunião, em Brasília, com representantes da SDH, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), de diretores, coordenadores e alunos dos institutos selecionados, além da coordenadora do curso no Campus Camboriú - SC, Márcia Santos de Sousa.

Participam da reunião, representando o IFS, o diretor geral do Campus São Cristóvão, Alfredo Cabral, o chefe do Departamento de Relações Institucionais, Otacílio Cerqueira, e os servidores Silene Gomes e Ricardo Albuquerque, que serão alunos multiplicadores no curso de formação. Na ocasião, serão discutidas questões relativas à implantação do curso, liberação e matrícula de alunos e realização do curso propriamente dita.

Centros

Os Centros fazem parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver Sem Limite, instituído pelo Decreto 7.612 de 17/11/2011, para promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, tendo como eixos a educação, inclusão, saúde e acessibilidade. Cada centro de formação contará com estrutura física constituída por salas de aula, mini-auditório, administração da unidade, alojamentos, canil, clínica veterinária, maternidade, unidade de descarte e pista de treinamentos.

Em 2007, o governo sancionou a Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005, que assegura à pessoa com deficiência visual, usuária de cão-guia, o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo. No Brasil existem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Destas, cerca de 528.624 pessoas possuem deficiência visual, segundo o Censo do IBGE 2010. Somente na região Nordeste são 129.465 pessoas que não enxergam e outras 2.062.990 que têm grande dificuldade de enxergar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário