MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Reajuste para a tarifa de energia elétrica é autorizado no Pará


Aumento vai afetar quase 2 milhões de unidades consumidoras no estado.
Reajuste também vale para as tarifas do setor empresarial.

Do G1 PA
O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) divulgou nesta quarta-feira (1), o percentual anual de reajuste da tarifa de energia elétrica no Pará. No último dia 31 de julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou as Rede Celpa, concessionária de energia do estado, a fazer o reajuste nas tarifas vigentes em todo o Pará. Os percentuais de aumento valem para os consumidores residenciais e também para o setor industrial.
De acordo com o Dieese, o reajuste vai afetar 1,83 milhão de unidades consumidoras de energia elétrica, nos 143 municípios do Pará. Considerando consumidores residenciais e empresariais, o percentual do reajuste anual ficou em uma média de 10%.
Para os consumidores residenciais, o percentual de aumento será de 7,49%, menor que o reajuste do mesmo período de 2010, quando as contas de energia elétrica ficaram 10,94% mais caras.
Já para os comerciantes e indústrias, a nova tarifa vai aumentar em média 14,9%. Percentual bem acima do reajuste realizado no mesmo período de 2010, quando o aumento da tarifa de energia elétrica para o setor empresarial foi de 10,47%.
Segundo o Dieese, o reajuste da tarifa, tanto para residências quanto para empresas, é quase o dobro da inflação calculada para os últimos 12 meses, de 5,42%.
Reajuste ainda não irá vigorar
De acordo com o Dieese os reajustes deveriam começar a valer a partir do próximo dia 7. Porém, segundo a Aneel, como a Celpa está inadimplente com a União, as novas tarifas só entrarão em vigor após a regularização e comprovação das obrigações intrassetoriais da empresa.
A Celpa informou que está ciente da situação dos débitos em aberto, e que pretende regularizar os pagamentos o mais breve possível para que o reajuste comece a vigorar em 7 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário