MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Produtividade e preço da melancia compensam em Goiás


Clima está ajudando os agricultores a colherem uma boa safra.
Frutos estão grandes, doces e o preço também agrada os produtores.

Do Globo Rural

Na lavoura, a colheita não para, é pico da safra da melancia em Uruana, a 200 quilômetros de Goiânia. O município é conhecido como a capital da fruta, são quatro mil hectares plantados.
A plantação de Paulo Albino este ano aumentou 10% em relação a 2011. São 63 hectares de melancia e a produtividade é boa: 42 toneladas por hectare. "Este ano está bom, o lucro está sendo bom e a produção deve chegar a três mil toneladas", conta.
A melancia produzida em Uruana tem comprador em todo Brasil. O que garante o bom comércio, é que a fruta têm todas as qualidades que o cosumidor procura, tamanho, polpa compacta, vermelha e um sabor bem doce.
A fruta goiana também já foi exportada para países do Mercosul. O maior comprador era a Argentina, mas as exportações estão paradas. O presidente da Associação dos Produtores de Melancia de Uruana, Márcio Velasco Curado, diz que a Argentina criou medidas para proteger os agricultores de lá, o que dificultou os negócios. Apesar disso, a expectativa é de retomar o mercado. "Temos uma reunião já agendada no Ministério do Comércio Exterior e no Ministério da Agricultura para resolver como fica a comercialização com a Argentina", diz.

A colheita da melancia, em Goiás, termina em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário