MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de agosto de 2012

'O Filho do Holocausto' retrata a gênese e a carreira de Jorge Mautner


Documentário de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt foi exibido em Gramado.
Depoimentos, fotos e imagens raras percorrem a carreira do artista.

Márcio Luiz Do G1 RS, em Gramado

Jorge Mautner Caetano Veloso (Foto: Caetano veloso)Jorge Mautner e Caetano Veloso cantam em cena do filme (Foto: Divulgação)
Segundo documentário de tema musical selecionado para a competição de longas brasileiros, “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, encerrou a 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado na noite de sexta-feira (17) percorrendo a carreira do cantor, compositor, escritor e multifacetado artista carioca.
Dirigido pelo jornalista Pedro Bial (que não compareceu a Gramado em razão de compromissos com as gravações do programa “Na Moral”) e pelo músico Heitor D’Alincourt, o filme se propõe a narrar a gênese do artista de 71 anos, filho de imigrantes judeus que vieram ao Brasil fugidos do nazismo na Europa durante a 2ª Guerra Mundial.
“A vida do Jorge Mautner dá para fazer uns 10 filmes. Usamos como referência o livro dele, ‘O Filho do Holocausto’, onde ele narra a chegada dos pais ao Brasil. Ali, encontramos todas as referências do artista quando jovem”, explica Heitor.
Depoimentos, fotos e imagens raras da Cinemateca Brasileira e do Centro de Documentação da TV Globo (CEDOC), costurados com canções de Mautner interpretadas por ele ou artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil, jogam luz sobre a obra do autor da “Mitologia do Kaos” e da “Teoria da Amálgama”.
Jorge Mautner  (Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto)Jorge Mautner e o diretor Heitor D'Alincourt no
tapete vermelho (Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto)
“A carreira do Jorge foi cheia de altos e baixos. Queríamos transformar isso em uma coisa palatável, retratando ele como um artista pop, como sempre foi a proposta dele. Optamos por uma narrativa linear, que no final das contas virou quase um filme de ficção. Tivemos acesso a um material, senão inédito, que foi exibido praticamente uma única vez. E isso foi muito bom para o filme”.
Chama a atenção ainda a fotografia e a bela direção de arte, forte candidata a ser premiada com um Kikito em Gramado. Outro destaque do filme fica por conta da trilha sonora compostas por 36 canções, executadas com competência pela banda formada por músico Kassin, Nelson Jacobina e Domenico Lancelotti, entre outros, que devem ser reúnidas em CD. Produzido pelo Canal Brasil, o filme tem lançamento comercial previsto para novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário