MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de agosto de 2012

Mato Grosso lidera com 26% no recolhimento de embalagens no país


Estado retirou do campo 6 mil toneladas de frascos em sete meses.
Produtor tem papel fundamental na reciclagem dos produtos.

Vivian Lessa Do G1 MT

Produtores rurais dão exemplo com devolução de embalagens de agrotóxicos (Foto: Reprodução/TVCA)Produtores dão exemplo com devolução das
embalagens vazias (Foto: Reprodução/TVCA)
Mato Grosso foi responsável por retirar do campo 26% das embalagens recolhidas no país. Estima-se que o estado destinou para reciclagem cerca de 6 mil toneladas de frascos somente nos sete primeiros meses deste ano. O estado é líder na reaproveitamento dos frascos. Em todo o Brasil, foram recolhidas 23,1 mil embalagens, representando um crescimento de 5% em relação ao que foi observado no mesmo período do ano passado, quando 22 mil embalagens foram recolhidas.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Impev) a destinação correta dos produtos é crescente em todo o pais. Em Mato Grosso, por exemplo, o crescimento foi de 1%, considerando que foram recolhidas 5,9 mil embalagens de janeiro a julho do ano anterior. Para a coordenadora de operações do Inpev, Rosângela Soto, o desempenho favorável é resultado do empenho de todos os elos da cadeia. No entanto, ela destaca a participação do produto no processo de encaminhamento correto das embalagens vazias.
Conforme ela, o homem do campo que vive principalmente da agricultura tem a obrigação de lavar, por três vezes, as embalagens após usá-las. “O procedimento da tríplice lavagem é o que define se o frasco será ou não reciclado. Se não for bem lavado será incinerado”. Mas ela ressalta que a responsabilidade ainda não é de conhecimento de todos os produtores. “Muitos agricultores familiares e pecuaristas não sabe como fazer a destinação correta dos produtos. Talvez porque não têm informação”.
Benefício - O produtor de Sorriso, município a 420 km de Cuiabá, Laércio Linz, recolhe embalagens vazias de 15 em 15 dias. A prática de recolhimento e destinação dos frascos pode se diferenciar entre os produtores, mas não deve demorar mais que 12 meses para serem encaminhados a uma central de recebimento. "Espero encher uma caminhonete para levar as embalagens". Ele conta que em sua região há produtores que preferem terminar a safra para tirar o produto da propriedade. Para o agricultor, o procedimento tornou-se normal e essencial para a atividade. "Era prejuízo deixar na fazenda pois não temos como armazená-las corretamente. A destinação para reciclagem é a melhor forma para contribuir com o meio ambiente".
MT foi o estado que mais recolheu embalagens em 2011 (Foto: Reprodução/TVCA)Mato Grosso lidera o recolhimento das embalagens
(Foto: Reprodução/TVCA)
Da porteira para fora - A Lei 9.974/00, que disciplina o recolhimento e destinação final das embalagens dos produtos fitossanitários no Brasil, estabelece que o endereço de entrega dos frascos vazios esteja na nota fiscal emitido pela compra do produto. Portanto, é de responsabilidade das revendas o primeiro papel na destinação correta das embalagens de agrotóxicos vazias.
Após serem recolhidas pelos produtores e levadas para as unidades de recebimento, as embalagens são encaminhadas para reciclagem ou incineração, podendo ser no próprio estado que foi utilizado o produto ou não. O secretário executivo do Conselho Estadual de Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa-MT), Walter Valverde, explica que as ações estão sendo executadas por todos os responsáveis. "Viramos modelo para outros países e há projetos que visam estender a medida para a reciclagem de baterias e pneus".
Dos 30 pontos de recebimento existentes em Mato Grosso, estado líder no recolhimento dos frascos, 15 são administrados pelo Cearpa. O representante do Conselho diz que, diante dos resultados, a previsão é que sejam recolhidas 8 mil toneladas de embalagens somente neste ano. O volume é 23% superior no que foi observado em 2011, quando 6,5 mil toneladas do produto foram retirados do campo.
Comemoração - O Dia do Campo Limpo é celebrado no dia 18 de agosto. A data é comemorada há sete anos em todo Brasil e foi instituída no calendário nacional desde 2008, de acordo com a Lei 11.657/08.  Mais de 600 mil pessoas em todo o país participaram do Dia Nacional do Campo Limpo de 2005 a 2011.
A data mobiliza os envolvidos no Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas) pela conscientização ambiental no campo. Por meio de atividades nas centrais de recebimento de embalagens e em seu entorno, o setor agrobrasileiro se une para promover o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Para este ano, a comemoração será realizada em 110 municípios, envolvendo 120 mil pessoas.
O Inpev aponta que 94% das embalagens de agrotóxicos disponibilizadas no mercado, em 2011, foram recicladas ou incineradas. Desde 2002, aproximadamente 220 mil toneladas de embalagens foram retiradas do campo, sendo 23,187 mil somente nos sete primeiros meses deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário