MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ibama realiza operação para preservar reprodução de tartarugas


Órgão está fiscalizando área de reprodução localizada no Rio Xingu.
Ibama já multou pescadores em mais de R$ 200 mil.

Do G1 PA

Ibama liberta tartarugas apreendidas (Foto: Divulgação / Ibama)Ibama liberta tartarugas apreendidas (Foto: Divulgação / Ibama)
O Ibama iniciou as ações de proteção à reprodução da tartaruga-da-amazônia, do tracajá e do pitiú no Tabuleiro Embaubal, área do rio Xingu localizada entre os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, no oeste do Pará
Segundo o instituo, os agentes vistoriaram 900 km de praias, o que resoltou na apreensão de três espingardas, milhares de metros de redes de pesca, espinhéis (uma espécie de trama de anzóis) e seis embarcações, que foram flagradas capturando os animais. 36 tartarugas vivas foram devolvidas à natureza.  Os responsáveis pela pesca foram multados em R$ 207 mil.
Período reprodutivo deixa tartarugas vulneráveis
Nesta época do ano, as três espécies que desovam na região procuram as praias de rio, também conhecidas como "tabuleiros", onde se reúnem grandes grupos de tartarugas e cágados, que botam ovos entre os meses de outubro e dezembro. "É quando elas ficam mais vulneráveis e viram alvo fácil dos pescadores ilegais", avalia o coordenador da operação, Rodrigo Numeriano.
Segundo o Ibama, a área de reprodução do Tabuleiro do Embaubak pe uma das mais relevantes do país. O Instituto monitora a desova, nascimento e soltura de aproximadamente 400 mil animais todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário