MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Em Barretos, competidoras fazem unha e cabelo para entrar na arena


Vaidosas, elas usam maquiagem e acessórios para participar das provas.
Cavalos também são enfeitados antes das disputas.

Thaisa Figueiredo Do G1 Ribeirão e Franca

Fatiana Ferreira afirma que beleza e coragem são importantes para compor a prova   (Foto: Érico Andrade/G1)Fatiana Ferreira afirma que beleza e coragem são importantes para compor a prova (Foto: Érico Andrade/G1)
Engana-se quem acha que a arena da Festa do Peão de Barretos é um ambiente exclusivamente masculino, já que a prova mais charmosa entre as competições exibe belas mulheres no domínio de cavalos. No Três Tambores, as competidoras saem montadas nos animais em disparada e precisam contornar obstáculos. As mais rápidas avançam para a final.
A prova exige coragem e tem como atração à parte a beleza das competidoras. Muitos dos retoques no visual são feitos por elas mesmas, dentro dos traillers equipados com vários espelhos em que ficam acampadas.
Pares de botas, esporas estilizadas, maquiagem, chapinhas, secadores de cabelos, esmaltes e acessórios com brilho são itens indispensáveis nas malas dessas mulheres que viajam todo o Brasil disputando provas do circuito organizado pela Associação Nacional dos Três Tambores.
Karina Bérgamo diz que quanto mais brilho melhor (Foto: Érico Andrade/G1)Karina Bérgamo diz que quanto mais brilho melhor (Foto: Érico Andrade/G1)
Vaidade
Os cabelos trançados e a maquiagem em tons bem naturais evidenciam a bela Fatiana Ferreira, de 28 anos. “Eu me preocupo em estar sempre bem vestida. Trago cintos com brilho, arrumo o cabelo, pinto as unhas e até o meu cavalo ganha acessórios para melhorar o visual. No trailler em que viajo, eu trago tudo o que preciso”, diz Fatiana.
Já quando está em casa, Fatiana tenta sempre ir ao salão de beleza às quartas-feiras. “Esta vaidade é importante porque acaba atraindo a atenção do público. Somos competidoras, mas queremos estar sempre bonitas. Sempre que vou ao salão faço as unhas, retoco a raiz, faço depilação. Tudo para estar linda”.
Fatiana também se preocupa com a preparação física para aguentar a maratona de provas e manter o corpo em forma. “Eu procuro me cuidar sempre, não só fisicamente como também mentalmente. É importante o equilíbrio”.
A competidora Laura Banhato leva acessórios para emprestar às outras competidoras (Foto: Érico Andrade/G1)A competidora Laura Banhato leva acessórios para emprestar às outras competidoras (Foto: Érico Andrade/G1)
Parceria longe de casa
A competidora Laura Banhato viaja com malas enormes e chega a emprestar acessórios, chapinha e secador para as concorrentes da arena. “Como passamos praticamente todos os finais de semana na estrada competindo não dá pra esquecer nada. Para Barretos eu trouxe duas malas cheias de coisas, sem contar as botas. Estou sempre pronta para emprestar o que elas precisarem, porque com a correria sempre fica algo pra trás”, diz.
Coragem
Para  Fatiana, a presença das mulheres na arena ajuda ainda a mostrar que elas podem sim ser delicadas e fortes ao mesmo tempo. “Chamamos a atenção quando estamos nos cavalos. A sociedade ainda acha que a mulher não dá conta de fazer certas atividades que são tidas como masculinas. Mas nós conseguimos domar os cavalos e encarar com coragem o desafio na arena”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário