MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Agricultores do sudoeste do PR antecipam plantio da safra de milho


Em propriedades onde o solo está úmido, os trabalhos estão adiantados.
Estiagem tem atrapalhado os planos de muitos agricultores.

Do Globo Rural

A plantadeira vai largando a semente na lavoura e levantando poeira do solo seco. O agricultor Wilson Rampi começou o plantio no dia 10 de agosto, exatamente um mês antes do período indicado pela secretaria de Agricultura do estado.
Serão 85 hectares de uma variedade de milho superprecoce, que dentro de 140 dias deve estar no ponto de colheita.
É um risco que o produtor correr, na tentativa de antecipar a venda e aumentar o lucro. “Nos últimos três anos eu tenho feito o plantio antecipado e tem dado certo, quando chega no fim do ciclo, eu escapo da seca”, conta.
Em alguns municípios da região não chove há quase um mês. A estiagem tem atrapalhado os planos de muitos agricultores, que já queriam ter semeado o milho.
A orientação é para que os produtores esperem um pouco mais. Plantando agora, uma geada no mês de setembro pode prejudicar a lavoura, mas para o engenheiro agrônomo Altair Cenni, a experiência dos últimos anos tem mostrado que vale a pena antecipar o plantio.
O agricultor Solismar Bedim não descuida do tempo e da roça. Na propriedade em Bom Sucesso do Sul a plantadeira já foi regulada. A semente e os insumos estão prontos e pela programação do agricultor, os 24 hectares já deveriam estar plantados, mas com o tempo seco, a semente não consegue germinar. “Vamos ter que esperar a chuva para começar o plantio”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário