MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2012

Consumidores de Ji-Paraná, RO, desconhecem tarifa social de energia


Desconto de até 65% é dado a quem participa de programa social.
Das 5,7 mil famílias que têm direito, apenas 2,2 mil são beneficiadas.

Do G1 RO

Valdinei desconhecia que tem direito a desconto de até 65% na conta de energia (Foto: Valéria Reis/G1)Valdinei desconhecia que tem direito a desconto de até 65% na conta de energia (Foto: Valéria Reis/G1)
Poucas famílias que têm direito a desconto na conta de energia elétrica conhecem a tarifa social, benefício concedido a quem tem renda de meio salário mínimo e que esteja cadastrado em um programa social. Em Ji-Paraná, RO, 5,7 mil famílias estão cadastradas em programas sociais do governo federal, no entanto, apenas 2,2 mil são beneficiados com abatimento de até 65% na fatura mensal de energia, segundo a Eletrobrás Distribuição Rondônia.
Valdinei Vieira é um exemplo. O diarista está há cadastrado há mais de um ano no programa Bolsa Família, mas nunca foi informado sobre a tarifa social. Atualmente Valdinei paga, em média, R$ 90 por mês.
“Para mim é muito caro esse valor. Eu tenho apenas uma geladeira, uma televisão, um aparelho de som e a máquina de lavar roupa a gente usa só uma vez na semana”, conta o diarista Valdinei. Após saber que tem pode reduzir o valor da conta de luz, Valdinei vai procurar a concessionária de energia para se inscrever no programa. O dinheiro economizado na luz, ele vai usar para melhorar a alimentação da família.
Foi motivado por casos como o de Valdinei, que tem direito a um benefício, mas não o usa por desconhecê-lo, que o Ministério Público Federal em Rondônia emitiu recomendação ao governo do estado, prefeituras e Eletrobrás para que dê ampla divulgação à tarifa social.
A tarifa social de energia elétrica foi criada em 2010 pela Lei 12.212 para beneficiar famílias de baixa renda de todo o país. Em Rondônia índios e quilombolas também são inclusos no benefício tendo 100% de desconto para os primeiros 50KW/h que consumirem, desde que estejam cadastrados em algum programa social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário