MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Comunidade mantém tradição da 'respostada', no Ceará


População de Sapé é conhecida por ter resposta para tudo.
Poeta Zoinho e José Régis contam um pouco desse talento.

Do G1 CE

 A comunidade de Sapé, no município de Limoeiro do Norte, tem cerca de 350 habitantes com uma habilidade bastante incomum: a de ter resposta para tudo. O povo da “respostada”, a poesia popular marcada pelo desafio, aprende esse talento das gerações passadas.
“Quem dá resposta também é poeta. Ele pode não cantar metrificado e rimado, mas ele tem a mente fértil para dar a resposta”, afirma José Moura Filho, mais conhecido como poeta Zoinho. Ele carrega a veia poética dos seus antecedentes e leva também para o repente.
Outro morador da comunidade de Sapé, José Régis, cursa Letras. Agora, ele tem a responsabilidade de contar a história oficial do povo que tem resposta na ponta da língua. “Isso vem desde os primeiros colonizadores de Limoeiro do Norte. No Sapé, eles tem essa fala ligeira e tem esse repente”, conta.
Sapé não é Juazeiro do Norte, terra do conhecido personagem “Seu Lunga”, mas a população do Vale do Jaguaribe não tem muita paciência para perguntas óbvias. As respostas não são brutas, mas acabam virando uma piada.
José Régis lembra de uma de suas respostadas quando levou uma queda e foi ao médico. “Ela perguntou: 'Zé Régis, você andou caindo?'. Aí, eu disse: 'Não, eu caí andando'”, relata. “Mas saiu natural. Isso tudo sem malícia”, defende o talento

Nenhum comentário:

Postar um comentário