MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2012

Chineses se revoltam por disputa e tombam carros feitos no Japão


Japoneses estão nas ilhas Diaoyu que são requeridas por Japão e China.
Governo chinês classificou que ação "viola soberania territorial".

Da EFE

A China pediu neste domingo (19) ao Japão que ponha fim às ações que violam sua "soberania territorial" e se opôs "firmemente" ao desembarque realizado neste domingo por um grupo de ativistas japoneses nas ilhas Diaoyu, que ambos os países disputam e que é causa da escalada de tensões entre Pequim e Tóquio. O ato também gerou protestos de chineses por todo o país, que levaram a população a tombar carros fabricados no Japão.
Chineses tombaram carros japoneses durante protesto em Shenzhen, na província de Guangdond (Foto: AP Photo/Vincent Yu)Chineses tombaram carros japoneses durante protesto em Shenzhen, na província de Guangdong, contra a chegada de japoneses nas ilhas Diaoyu (Foto: AP Photo/Vincent Yu)
O Ministério das Relações Exteriores chinês advertiu em comunicado, no qual acrescentou que a potência asiática apresentou queixas formais a respeito ao embaixador japonês na China.
"A parte japonesa deveria tramitar de forma adequada a crise atual e evitar um dano sério à situação das relações entre China e Japão", disse o porta-voz do ministério, Qin Gang, no comunicado.
Uma dezena de ativistas japoneses desembarcou neste domingo nas ilhas (Diaoyu para a China, Senkaku segundo o Japão) para reafirmar que estão sob soberania japonesa, embora Tóquio insista em que esta atuação não foi autorizada e que se trata de um assunto 'interno'.
Imagem mostra japoneses chegando às ilhas Diaoyu (Foto: AP Photo/Kyodo News)Imagem mostra japoneses chegando às ilhas Diaoyu (Foto: AP Photo/Kyodo News)
O fato aconteceu apesar de o regime chinês ter pedido no sábado ao japonês para 'deter imediatamente' a viagem da comitiva, e depois que esta semana as tensões tenham se elevado após a detenção por parte do Japão de 14 ativistas chineses que também desembarcaram no arquipélago.
O desembarque dos japoneses avivou os protestos de cidadãos chineses em várias cidades do país, que já começaram na semana passada por causa da detenção dos ativistas. Assim, este domingo a agência 'Xinhua' assegurou que centenas de pessoas, até milhares em alguns casos, se reuniram nas cidades de Guangzhou, Shenzhen (ambas na província sudeste de Guangdong), Shenyang (Lianoning, nordeste), Hangzhou (Zhejiang, leste), Harbin (Heilongjiang, nordeste) e Qingdao (Shandong,
leste).
Chineses fazem protesto contra o Japão pelas ilhas Diaoyu (Foto: Keita Van/REUTERS)Chineses fazem protesto contra o Japão pelas ilhas Diaoyu em Shenzhen (Foto: Keita Van/REUTERS)
As Diaoyu/Senkaku são um grupo de cinco ilhotas desabitadas que compreendem cerca de sete quilômetros quadrados no Mar da China Oriental, a cerca de 150 quilômetros ao nordeste de Taiwan (que as conhece como ilhas Tiaoyutai e também as defende como próprias) e 200 a oeste da ilha japonesa de Okinawa.
O Japão tomou o controle efetivo das ilhas em 1972, quando os EUA as devolveram junto a Okinawa mediante o Tratado de Paz de San Francisco e no meio dos protestos de Pequim e Taipei, baseados em prospecções que descobriram que esses territórios eram ricos em petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário