Apresentação contou a história do bumbá criado por Lindolfo Monteverde.
Torcida do bumbá vermelho deu show nas arquibancadas do Bumbódromo.
Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, Ana Luísa Faria, dançou com o boi Garantido (Foto: Frank Cunha/G1)
O Garantido emocionou o público que assistia ao primeira dia do Festival Folclórico de Parintins, na noite desta sexta-feira (29), no Bumbódromo, localizado no município a 369 km de Manaus. O Boi Vermelho e Branco defendeu o tema "Tradição de Parintins".A apresentação desta noite contava a história do bumbá criado em 1913 por Lindolfo Monteverde. Em uma bela homenagem, os primeiros a entrar na arena foram o apresentador do Boi do Povão, Israel Paulain, e os filhos de Monteverde, João Batista e Maria do Carmo.
Na celebração folclórica, a alegoria "Tradição da Baixa" trazia uma imagem gigante de Lindolfo, que surgiu por trás de um coração de onde saiu a porta-estandarte, Raissa Barros. Nesta mesma alegoria veio a doce sinhazinha da fazenda, representada pela graciosa Ana Luísa Faria. A jovem surgiu de dentro de uma flor.
Cunhã-poranga Tatiane Barros representa a beleza da mulher indígena (Foto: Frank Cunha/G1)
Como lenda amazônica, o boi-bumbá apresentou o 'Arãtareimo', um macaco gigante que protege as matas e aldeia dos Wayan e Aparai. Nesta hora, a cunhã-poranga do boi, que representa a mulher mais bela da tribo, Tatiane Barros, surgiu.Outra homenagem realizada pelo boi foi à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. A santa representa a forte religiosidade do povo parintinense. A alegoria "Romeiro da Fé" remetia à Catedral da cidade, e foi dela que saiu a Rainha do Folclore do bumbo, Patrícia de Góes. A apresentação também encenou a procissão fluvial pelos devotos de Nossa Senhora do Carmo. Com velas, os romeiros emocionaram o público.
Boi-bumbá Garantido destacou tema "Tradição de Parintins" nesta primeira noite (Foto: Frank Cunha/G1)
Para encerrar a apresentação, foi encenado o ritual da tucandeira, realizado pelos índios Sateré-Mawé. Neste, os jovens indígenas têm as mãos picadas por formigas tucandeiras dentro de luvas. Isto representa a iniciação deles, que se tornam então guerreiros. A encenação foi marcada pela entrada do pajé André Nascimento. Garantido apresentou alegorias luxuosas no Bumbódromo de Parintins (Foto: Frank Cunha/G1)
Um espetáculo à parte foi a participação da galera, o item 19 avaliado pelos jurados, formada por 15 mil pessoas que cantaram e dançaram ininterruptamente em sincronia perfeita.O Garantido tem mais duas noites de apresentação no Festival Folclórico de Parintins. Na noite de sábado (30) será o primeiro a se apresentar no Bumbódromo e no domingo (1), encerra a maior festa do folclore brasileiro.
Porta-estandarte do Boi vermelho, Raissa Barros, encantou o público (Foto: Frank Cunha/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário