MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de maio de 2012

Supermercados de Goiânia mudam visual e atraem consumidores


Mudanças são nas fachadas, nos uniformes e nas instalações.
Sugestões são do programa de Agentes Locais de Inovação do Sebrae.

Do PEGN TV

Supermercados de Goiânia investem no visual e chamam a atenção do consumidor. As mudanças são nas fachadas, nos uniformes dos funcionários e nas instalações internas. As soluções simples dão resultado.
O sonho de Deuseni Souza da Silva, que trabalhava numa padaria em Goiânia, era abrir o próprio negócio. Há três anos, alugou um galpão e montou um pequeno supermercado. Na época, faturava R$ 10 mil por mês. Com o tempo, ela percebeu que poderia melhorar o negócio. Procurou orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e começou a participar do programa de Agentes Locais de Inovação.
“Nós começamos, não com capital, começamos assumindo uma dívida. Trabalhando com poucos clientes no início. Fomos trabalhando e estamos aí hoje da maneira que estamos. Ainda não chegamos onde queremos chegar, mas estamos a caminho”, relata a empresária.
Ela investiu R$ 37 mil na mudança. Um agente do Sebrae foi até o local e detectou os problemas. Sugeriu mudar a fachada, os uniformes dos funcionários e todo o visual das instalações. O comércio ficou de cara nova. O que era apenas uma padaria, hoje ganhou mesas, cadeiras e prateleiras. E tudo virou um supermercado.
Hoje, numa área de 500 metros quadrados, os produtos estão todos organizados. A padaria é o setor que exige mais cuidados. Quando os Agentes Locais de Inovação chegam a um comércio, preparam um plano de trabalho e propõem soluções simples que podem ser adotadas. É preciso investir em organização, em tempo e em profissionalização.
“O Sebrae nos orientou de várias formas. Primeiro, ele quis nos colocar como empresa. Aparecer com uniforme, com logomarca, com cartão de visita. E também nos ensinou a precificar, marcar preço nos produtos. A dar conta de pagar contas, ter o lucro para girar”, revela.
Após o apoio do Sebrae, o supermercado de Deuseni passou a faturar cerca de R$ 40 mil por mês. A orientação especializada do programa foi o trampolim para multiplicar por quatro as vendas. A consulta é de graça. De tempos em tempos os agentes voltam ao local para ver como andam as coisas.
“São visitas periódicas, durante um período de dois anos em que o empresário é acompanhado, supervisionado, para poder fazer e propor essas transformações dentro da sua empresa”, diz Elaine Moura Souza, gerente do Sebrae.
Em outro supermercado de Goiânia, os empresários Suelma Moreira Lopes e Nirso Donizete Lopes investiram R$ 11 mil para começar. Mesmo com um faturamento de R$ 50 mil por mês, o casal já pensava em desistir do negócio, quando o Sebrae chegou.
“Na época, os recursos eram poucos. A gente não queria fazer empréstimo. E fomos vencendo. Uma coisa a cada dia”, afirma Suelma.
E a parceria com o Sebrae fez toda a diferença. Os empresários não desistiram. Trocaram todos os equipamentos, investiram mais em produtos e mudaram todo o visual do supermercado.
A fachada foi totalmente reformulada e agora até a disposição dos produtos nas prateleiras melhorou. Alimentos e material de higiene, por exemplo, hoje estão separados nas prateleiras. Atualmente, o empreendimento fatura mais de R$ 180 mil por mês: mais de 30% em relação ao início do negócio. “A gente entende a inovação não como a máxima de investimento em tecnologia. Nós entendemos a inovação como aquilo que o empresário faz de diferente no seu negócio e que retorna em lucros ou em avanços e crescimento para sua empresa”, afirma Elaine, do Sebrae.

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