MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de maio de 2012

No Recife, 'cinquentões' retomam sonhos e projetos na prova da OAB


Em Pernambuco, 3.313 pessoas se inscreveram no exame; 2.584, na capital.
Prova está sendo aplicada na Universidade Católica, no bairro da Boa Vista.

Luna Markman Do G1 PE
Em Pernambuco, 3.313 pessoas se inscreveram para realizar a primeira fase do Exame da OAB (Foto: Luna Markman/G1)Candidatos realizam o Exame da OAB na Unicap, no Recife (Foto: Luna Markman/G1)
Em Pernambuco, 3.313 pessoas se inscreveram para realizar a primeira fase do 7° Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Só no Recife foram 2.584, onde a prova está sendo aplicada, neste domingo (27), na Universidade Católica, na Boa Vista. Entre os mais novos candidatos, muita ansiedade. Já a maturidade traz tranquilidade para quem tem sonhos e projetos guardados que dependem de um bom desempenho.
Cleber Lemos faz o exame pela terceira vez (Foto: Luna Markman/G1)Cleber Lemos faz o exame pela terceira vez
(Foto: Luna Markman/G1)
O G1 encontrou alguns "cinquentões da OAB". Aos 55 anos, Cleber Lemos faz o exame pela terceira vez. Professor de educação física concursado do estado, pediu licença para estudar direito, graduação que terminou há três anos. "Trabalhava no extinto Conselho Regional de Desporto e gostei dessa área, quis me aprimorar na legislação desportiva. Ano passado, fiquei tão tranquilo, perdi a hora e não deu tempo de revisar a prova. Agora, vou começar pelas questões que sei mais", disse. O relógio, ele esqueceu em casa.
Já Silvio Marçal, 54 anos, sempre quis ser advogado, e economista também. Trabalhando em uma empresa que precisava de gente na área financeira, acabou deixando o direito de lado. Com 40 e poucos anos, retomou o sonho antigo, se formou e agora tenta pela segunda vez passar no exame. "Quero conciliar as duas áreas. Também fiz sociologia, estudar não é um problema para mim. Ano passado tive azar. Acertei 45 [questões] e só anularam uma", comentou.
Desde criança, Rosa Maria Melo, 56 anos, queria ser advogada (Foto: Luna Markman/G1)Desde criança, Rosa Maria Melo queria ser
advogada (Foto: Luna Markman/G1)
Rosa Maria Melo, 56 anos, também tinha, desde criança, o desejo de ser advogada. "Casei cedo, fiquei viúva logo depois e sempre tive que trabalhar para cuidar dos meus dois filhos. Agora que eles estão crescidos, pude retomar os estudos", falou. Ela se formou há três anos. Fez o exame apenas uma vez e passou um período cuidando da mãe, que estava doente. "Não deu para me preparar muito, mas estou confiante", complementou.
A candidata Vilma Rosa Silva, 40 anos, estava numa ansiedade só para fazer pela primeira vez a prova. Contadora, resolveu entrar em direito para se especializar na área trabalhista. Na mão, segurava quatro canetas. "Nada pode falhar", brincou. Carla Maria Barreto, 22 anos, era a 'cara' do nervosismo. "A gente vê que a maioria não passa e fica receoso de passar mais um ano estudando, perdendo oportunidade de emprego. Estudei muito para passar logo por essa angústia", disse.
A segunda fase do Exame da OAB será no dia 8 de julho. O resultado preliminar será divulgado em 27 de julho, quando os candidatos poderão entrar com recurso. O resultado final sairá dia 14 de agosto, segundo edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário