MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de maio de 2012

No Pará, famílias recebem benefício por preservar a natureza


As famílias da região Norte vivem em situação de pobreza extrema.
No oeste do Pará, duas comunidades rurais já foram beneficiadas.

Do Globo Rural

De Santarém até as comunidades rurais, a viagem de barco dura cinco horas. Na Unidade de Conservação Ambiental Tapajós Arapiuns, a Vila de Tucumã tem como principal atividade de subsistência a produção de mandioca. Os agricultores também retiram o látex da seringueira. O produto é vendido para a região do Amazonas.
O artesanato também faz parte das atividades. Com a palha de tucumã, fruta típica da região, as donas de casa trabalham na confecção de cestos, que são vendidos nas feiras de Santarém.
Das 50 famílias, 16 foram beneficiadas pelo Bolsa Verde, programa do Governo Federal que garante a cada três meses R$ 300 para ajudar no sustento dos agricultores. Em contra partida, eles só precisam preservar o meio ambiente.
Quem é beneficiado já faz planos. Quem ainda não recebe o benefício, também já percebeu as vantagens e aguarda com expectativa.
Vila Goreth é uma das 130 comunidades que fazem parte do projeto de assentamento agroextrativista Pai Lago Grande. Entre mais de 100 famílias, 40 foram beneficiadas pelo programa.
Para participar do Bolsa Verde, a família precisa estar inscrita no cadastro único para programas sociais do governo e desenvolver atividades de conservação ambiental. Em Santarém, 2.100 famílias estão recebendo o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário