MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Estudo aponta: mulheres e crianças lideram casos de anemia no Maranhão


Participaram do estudo mulheres em idade reprodutiva e crianças.
Nutricionista diz que doença é 'maior problema carencial do mundo inteiro'.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Um estudo, realizado pela nutricionista e professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão, Teresa Frota, apontou forte incidência de anemia entre mulheres e crianças no estado do Maranhão.

"Nossa pesquisa abordou mulheres em idade reprodutiva e crianças de 6 a 59 meses de idade. Encontramos também aqui, como em outras pesquisas, uma grande prevalência deste, que é o maior problema carencial do mundo inteiro", comentou a nutricionista e pesquisadora Teresa Frota.
A anemia é uma doença causada pela deficiência de nutrientes, como o ferro, o zinco, vitaminas e proteínas. A carência destes componentes no organismo causa baixas na imunidade e prejudicam a circulação de oxigênio no corpo.

Para evitar a doença, o ideal é consumir alimentos naturalmente ricos em ferro, como a juçara e o fígado bovino.  A nutricionista Teresa Frota indica: "Devem ser evitadas a ingestão de alimentos que diminuam ou dificultem a absorção de ferro, como o café, chás e refrigerantes, pois eles têm substâncias que competem com o ferro na hora da absorção. Então o ferro pode até ser ingerido na quantidade certa, mas ele não é absorvido adequadamente", explicou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário