MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Detran-BA passa a exigir procuração reconhecida em cartório


Exigência é para quem realizava serviços utilizando procurações.
Procuração que antes podia ser "particular", agora deve ser "pública".

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Os baianos que realizavam serviços no Detran por meio de procurações, documento confeccionado quando o solicitante não pode ir até o órgão e envia outra pessoa em seu lugar, agora devem registrar a procuração com firma reconhecida em cartório.
A procuração particular, quando o solicitante assinava um documento simples, autorizando a realização dos serviços por outra pessoa, não tem mais validade, informa o órgão.
A procuração pública, como é chamado o documento reconhecido no cartório, passa a ser exigida para todos os serviços realizados no órgão, como transferência de veículos, emissão de documentos, renovações, dentre outros.
O Major Robson Pacheco, diretor de veículos do Detran, explica que a nova norma  tem caráter nacional e foi adotada por medida de segurança. "Nós detectamos que estava acontecendo um elevado número de fraudes com o antigo sistema, visto que a procuração pública não exigia que os dois solicitantes de procesos estivessem no cartório, e agora todos devem ir reconhecer a firma", explica o Major. Ele também informou que as pessoas que fizeram a solicitação até o dia 1º de maio não precisam alterar o documento apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário