MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Campanha em Araraquara, SP, alerta sobre prevenção do câncer bucal


Exames gratuitos e orientação serão oferecidos gratuitamente a população.
Objetivo é aumentar índice de diagnóstico e conscientizar sobre prevenção.

Do G1 Araraquara e Região

Começa neste sábado (5) em Araraquara (SP) a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Até o dia 25 de maio, moradores de todas as idades poderão fazer exames preventivos gratuitos em todas as unidades de saúde da cidade.
Serão feitos exames bucais preventivos por cirurgiões dentistas, que também orientarão sobre o tema. O câncer bucal afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua) e amígdalas.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Wilson Chediek, o câncer de boca, quando identificado no estágio inicial, pode ser curável. O objetivo da campanha é aumentar na cidade o índice de diagnóstico precoce deste tipo de doença e conscientizar sobre a importância da prevenção e do autoexame.
Durante a campanha de 2011, 2.048 pessoas foram examinadas. Desse total, 13 pacientes apresentaram lesões e foram encaminhadas para biópsia enquanto outras 301 pessoas apresentaram alterações reversíveis.
As pessoas que apresentarem problemas bucais diagnosticados durante a campanha serão encaminhadas para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamento.
PrecauçõesPara prevenir o câncer de boca deve-se evitar o fumo, a bebida alcoólica em excesso e proteger os lábios contra os raios solares, usando protetor labial com filtro solar. Além disso, é necessário alimentar-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes e realizar o autoexame da boca todo mês.
A qualquer alteração que ocorrer na boca, como feridas que não cicatrizam num período de até 15 dias e não apresentem dor, manchas brancas, vermelhas ou pardas, aumento de volume como caroços, um cirurgião-dentista deve ser procurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário