MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Asma é doença respiratória que atinge 17% da população do Brasil


A asma é uma doença respiratória crônica que atinge 300 milhões de adultos e crianças em todo o mundo. No Dia Mundial da Asma, descubra quais são os mitos deste problema tão comum.

Shirlei Paravisi Porto Alegre, RS
A asma é uma doença respiratória e hereditária que atinge 17% da população brasileira. Nos asmáticos, os brônquios, que levam o ar para dentro e para fora dos pulmões, diminuem de tamanho dificultando a respiração.

“O diagnóstico da asma é bem simples. Geralmente são crianças que tem tosse, falta da ar, chiado no peito, certo, tem dificuldade na prática de atividade física. O exame mais comum é a espirometria, que mede a capacidade respiratória e se identifica que ele está reduzida e se faz o diagnóstico de asma”, explica Adalberto Rubin, da sociedade Brasileira de Pneumologia.

Pólen, mofo, ácaro e até o clima podem piorar a alergia que provoca a asma. “O clima seco não é bom para as doenças alérgicas, causa irritação das vias respiratórias e o excesso de umidade favorece a proliferação de vírus e bactérias que também podem desencadear então a crise asmática", diz o médico.

A juíza Cláudia Sulzbach levou um susto quando viu o filho com falta de ar pela primeira vez. “É horrível, horrível, nunca imaginei que fosse passar por isso, até porque ele não tinha nenhum sintoma, nada, nada, nada”.
No quarto de Fernando Pereira, o dinossauro é quase solitário. “Eu tirei a cortina, o tapete, a maioria das coisas aqui, tinha mais livros”, diz o garoto.
Com esses cuidados ele passou a respirar melhor, mas a asma só está sob controle porque o menino usa uma medicação preventiva todos os dias.
No ano passado, foram registradas 160 mil hospitalizações por causa da asma. Dado que colocou a doença como a quarta causa de internações no país. Quase todo mundo conhece alguém que sofre com as crises de falta de ar, mas ainda existem muitos mitos sobre essa doença.

“Nós temos medicamentos bem eficazes que evitam crises e o mito do uso das bombinhas, dos sprays que muitas pessoas acham que afeta o coração, que viciam, quando na verdade são os medicamentos mais eficazes e mais seguros pra tratar asma”, diz o médico.
O Sistema Único de Saúde oferece medicamentos para asma de graça.
JORNAL HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário