MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de maio de 2012

2° Fórum da Internet no Brasil acontecerá em julho, no Recife


Inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas.
Quem não puder arcar com custos de viagem pode receber auxílio.

Do G1 PE

Marcelo Fernandes é o representante do evento no Recife (Foto: Divulgação)Marcelo Fernandes é o representante do evento no
Recife (Foto: Divulgação)
O Recife recebe, entre os dias 3 e 5 de julho, o II Fórum da Internet no Brasil. Promovido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, e contará com grupos temáticos de discussão, chamados de “trilhas”, além de palestras técnicas e reuniões conhecidas como “desconferências”. As inscrições para participar do fórum são gratuitas, e já podem ser realizadas através do site do evento.

De acordo com Marcelo Fernandes, representante do Fórum da Internet no Recife, o grande destaque do evento é a interação entre todos os participantes. “Valorizamos muito a voz do espectador. Sempre reservamos um espaço para o diálogo, para que todos conheçam o que converge e o que destoa do que está sendo feito atualmente, e também para rever nossos próprios conceitos”, afirma.

Dentro desse espaço de diálogo, as “desconferências” são talvez o maior destaque do Fórum, e o que o diferencia de outras iniciativas. Segundo Fernandes, “é uma reunião de pessoas que possuem interesses em comum, mas que não necessariamente estão na pauta oficial do evento. Então, reservamos salas para que essas conversas paralelas aconteçam”.

Para a segunda edição do Fórum, os organizadores do evento esperam reunir representantes da comunidade acadêmica, terceiro setor, segmento empresarial e governo. Essas pessoas, junto com representantes da sociedade civil, vão discutir os desafios atuais e futuros da internet.

No debate, estarão presente vários temas dentro de cinco “trilhas”: “Conteúdos e plataformas”, “Governança global”, “Inclusão digital”, “Marco civil” e “Propriedade intelectual”. O objetivo do CGI.br é incentivar os principais representantes destes setores a acompanhar e opinar sobre os temas e questões mais relevantes para a consolidação e expansão da internet no Brasil.

A primeira edição do Fórum da Internet no Brasil aconteceu em 2011, em São Paulo, e reuniu 784 participantes de todas as regiões do País. Com o intuito de continuar reunindo pessoas de vários setores e localidades, Marcelo Fernandes diz que a organização vai oferecer uma espécie de auxílio aos interessados que não tiverem condições de arcar com os custos da viagem para o Recife.

“Serão destinados recursos para custear pesquisadores, educadores e representantes de entidades e movimentos que comprovarem não possuir recursos próprios para comparecer ao Fórum”, afirma Fernandes. Estas pessoas deverão fazer uma solicitação através de um formulário no site do Fórum, até o dia 25 de maio. O preenchimento desse pedido não inscreve automaticamente o participante no evento, então, é necessário preencher também o formulário de inscrição.

Informações sobre a programação, a dinâmica dos debates e mesas e outros dados do evento estão disponíveis no site oficial do Fórum da Internet no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário