MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Falta de remédios na farmácia municipal prejudica pacientes


Entre medicamentos que faltam estão de pressão, diabetes e psiquiátricos.
Saúde afirmou que caso seria resolvido até fevereiro, mas nada mudou.

Do G1 Sul de Minas
Pacientes que precisam de tratamento em Três Pontas (MG) reclamam da ausência de medicamentos na farmácia municipal da cidade. Entre os remédios que faltam estão o de controle de pressão arterial, diabetes e tratamento psiquiátrico.
O caso foi mostrado pela reportagem da EPTV em janeiro deste ano, quando o problema começou. Na ocasião, uma mulher de 50 anos e que sofre de problemas psiquiátricos e respiratórios não conseguia encontrar os medicamentos de que ela precisava. Na época, a Secretaria de Saúde prometeu que o problema seria resolvido no mês seguinte, mas isso não aconteceu.
A farmacêutica responsável pela farmácia básica, Maria de Fátima Flores Mancini, afirmou que a maioria dos medicamentos que estão em falta são comprados pelo município, mas não fazem parte da cesta básica do SUS. Ela também disse que o estado deve mandar medicamentos para a cidade a cada três meses, mas alguns estão em falta há oito meses.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que a distribuição destes medicamentos deve voltar ao normal até o dia 2 de maio. Segundo a Regional de Saúde de Varginha (MG), que responde por Três Pontas, a entrega deve ser regularizada em aproximadamente um mês.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município chegou a fazer o pedido de anti-depressivos há oito meses, mas estava em falta. Nesses casos, segundo o órgão, a responsabilidade de fornecimento é do município. A Prefeitura de Três Pontas informou que não tem verbas para arcar com o custo.
O secretário de saúde de Três Pontas, Paulo Sérgio Diniz, disse que o fornecimento pelo estado de medicamentos de diabetes também está atrasado, mas o município tem tentado suprir a necessidade de pacientes com casos mais graves. Ele reconhece que mesmo com esse esforço a situação só poderá ser normalizada com o reestabelecimento do fornecimento pelo programa estadual Farmácia de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário