MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de abril de 2012

Setor prevê que produção de açúcar terá aumento em relação ao etanol


É esperado 14.4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em MT.
No Brasil, cerca de 48,75% terá como destino a produção de açúcar.

Do G1 MT com informações da TV Centro América

 A colheita da cana-de-açúcar está avançando e Mato Grosso deve produzir mais nesta safra. O produtor investe em tecnologia para ganhar tempo e mais eficiência ao corte. Por causa dos preços de mercado, a produção de açúcar deve superar a de álcool neste ciclo, que irá aumentar de 390 mil toneladas para 480 mil toneladas.
Na avaliação do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool) é esperado 14.400 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nesta safra, um crescimento de 9,5% em relação a período anterior, quando o estado atingiu o volume 13.150 milhões de toneladas.
No restante do Brasil também não deverá ser diferente. Do total da moagem de cana-de-açúcar prevista para a safra 2012/2013 brasileira, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) estima que 48,75% terá como destino a produção de açúcar, praticamente o mesmo valor observado na safra 2011/2012, que foi de 48,43%. Quanto a produção de etanol a maior parte da cana colhida neste ciclo será destinado à produção de etanol, o que totaliza 51,25% da safra.
O produtor Altair Nodari, que está a 27 anos no setor, disse que os melhores manejos da lavoura foi um fator chave para tanto tempo sobrevivência na atividade. "Desde o princípio, que é a preparação do solo, usamos das nova técnicas para melhorar a nossa produtividade. É tecnologia no plantio até a colheita. Hoje estamos tentando fazer tudo mecanizado", frisou.

Para atender a crescente demanda, este ano foi necessário aumentar o plantio, que passou de 900 para 1.2 mil hectares. É o que explica o gerente de uma usina em Mato Grosso, Jari Souza. "O mercado é favorável e com tendência de se manter assim. Isso atraiu tanto plantio como as atividades nos tratos culturais na sequeira da cana, ou seja, naquilo que foi colhido. O resultado é o aumento da produção prevista para este ano. Esperamos que seja maior ainda no ano seguinte", observou.
Cerca de 60% das usinas de Mato Grosso já estão em funcionamento. A expectativa do Sindalcool é que até o mês de maio o setor esteja com 100% das usinas em operação. Cerca de 33% da produção será destinado ao açúcar e 67% ao etanol, como explica o diretor executivo do Sindalcool, Jorge dos Santos. "No ano passado houve um quebra muito forte da safra. Nós acabamos privilegiando o etanol e ficamos à zero de açúcar. Nosso consumo de açúcar varia entre 420 mil toneladas a 430 mil toneladas", observou.
O presidente das Usinas Itamati, Sylvio Nobrega Coutinho, explica que devido as pressões no preços da cana-de-açúcar, é necessário preservar fatias do mercado."A gente observa que o preço do etanol está muito comprimido. Você passa a prevê que tem que ter uma margem possível [de preço], mas se esta margem for negativa e você estiver vendendo abaixo do seu custo de produção, você vai para o vermelho e fechar as portas. Então você deve buscar uma margem melhor para trabalhar".
Renovação
Cerca de 25 mil hectares de canaviais foram renovados na safra 2012/13 em Mato Grosso, segundo o Sindalcool. A quantia representa aproximadamente 10% do total da área plantada nesta safra, que foi de pouco mais de 232 mil ha.
ProduçãoNo Brasil, a produção de açúcar projetada é de 33,10 milhões de toneladas, o que totaliza um crescimento de 5,72% em relação às 31,31 milhões de toneladas produzidas na safra 2011/2012. A produção de etanol, entretanto, deverá chegar a 21,49 bilhões de litros, tendo um aumento de 4,58% em relação à produção da última safra, que totalizou 20,55 bilhões de litros.
Exportações brasileirasO volume de açúcar exportado devera chegar na safra 2012/13 a 24 milhões de toneladas, apresentado um crescimento de 8,50% do volume  exportado pela região centro-sul anteriormente.  Já o etanol deve apresentar uma queda de 8,11%, passando de 1,85 bilhões de litros exportados em 2011/12 para 1,70 bilhões em 2012/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário