MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Praias estão impróprias na PB devido a esgotos clandestinos, diz Sudema


Manaíra e Bessa têm os maiores problemas de balneabilidade.
Cagepa recomenda que população denuncie esgotos clandestinos à Semam.

Krystine Carneiro Do G1 PB

Praia do Bessa I está imprópria para banho (Foto: Rammom Monte/Globoesporte.com)Praia do Bessa I, nas proximidades de um maceió,
tem problemas com esgoto
(Foto: Rammom Monte/Globoesporte.com)
O crescimento populacional dos bairros da orla de João Pessoa somado à ligação de esgotos clandestinos é a razão para que as praias de Manaíra e Bessa venham sendo classificadas como impróprias para o banho nos últimos meses, segundo a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

De acordo com dados dos relatórios de balneabilidade de 2012 do órgão repassados pela coordenadora de Medição Ambiental, Andréa Fidele, a praia do Bessa I só esteve própria para banho em duas semanas de janeiro, enquanto a de Manaíra ficou própria em apenas uma semana de fevereiro.
Segundo Andréa, muitos imóveis foram construídos com suas redes de esgoto ligadas diretamente na galeria pluvial da Prefeitura, que serve para receber as águas das chuvas e levá-las para no mar. Essas ligações clandestinas deixam a água do mar poluída para os banhistas. Quem mergulhar em águas contaminadas, onde são encontradas mais de 2.500 coliformes fecais por amostragem, pode sofrer problemas de pele. Quem ingerir pode ter diarreias e vômitos.
Para solucionar esse problema,a Sudema está notificando prédios, casas e bares que tenham essa ligação e dando um prazo para que ela seja desfeita. A operação acontece em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), a Secretaria Municipal de Turismo da capital (Setur), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), .

Segundo a assessoria de imprensa da Cagepa, quase 100% desses bairros estão saneados e a rede de esgoto é suficiente para atendê-los. O órgão recomenda que a população denuncia à Semam quando detectar o despejo clandestino de resíduos.
“Compreendemos a necessidade de resolver o problema com urgência. Já tomamos medidas menos ofensivas, que não foram suficientes, e estamos partindo para medidas mais ofensivas”, garantiu Andréa.
Galeria pluvial desemboca na praia de Manaíra, na capital (Foto: Cadu Vieira/Globoesporte.com)Galeria pluvial desemboca na praia de Manaíra, na
capital (Foto: Cadu Vieira/Globoesporte.com)
De acordo com a coordenadora, o próximo passo é fechar com concreto as ligações encontradas nas galerias pluviais. “Temos que esperar o período de baixa estação para realizar essa ação porque muitos esgotos vão estourar nas ruas quando esse acesso for obstruído. Inclusive vamos chamar a população para que ela colabore na ação, fazendo um trabalho combativo”, disse Andréa.

Enquanto isso, a Sudema garantiu que está em processo de compra de placas para alertar aos banhistas sobre as praias que estão impróprias para banho na capital paraibana. Os trechos que devem ser evitados por banhistas ficam a 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do maceió do Bessa e da galeria pluvial de Manaíra, nas proximidades do Largo da Gameleira.

Em João Pessoa, a população deve procurar praias que são classificadas com frequência como excelentes, a exemplo de Barra de Gramame, Seixas, Cabo Branco, Tambaú e Praia do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário