MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de abril de 2012

Empresários dão dicas sobre como organizar gestão do negócio


Um dos casos é de Éder Oliveira, que teve ajuda de consultor do Sebrae.
Empresária Stela Lobato também recebeu orientação.

Do PEGN TV

A grande preocupação de empreendedores agora é organizar a gestão, a estratégia do negócio, o setor financeiro, o controle de caixa e o estoque de produtos. Empresários que solucionaram todos estes problemas no dia a dia dão dicas.
Uma loja em Taguatinga, no Distrito Federal, surgiu para atrair uma clientela que busca camisetas modernas e roupas com estilo.
O empresário Éder Oliveira abriu a loja com experiência na fabricação das peças, mas nenhum conhecimento em gestão. Resultado: logo de entrada, já tinha uma dívida de mais de R$ 300 mil. Somente sobreviveu com a ajuda de um consultor do Serviço Brasileiro e Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foi feita uma análise do setor financeiro da empresa e criado um plano de ação detalhado.

Dois anos depois, a loja não deve para ninguém e cresce a cada mês. “Com essa expertise, com o conhecimento das ferramentas, gerenciar de forma correta, ter dados, estudar, interpretar, mudar, analisar. Então tudo isso hoje, graças a Deus, fez diferença no negócio e agora é só crescer”, diz o empresário.

Oliveira contou com o apoio do Sebrae Mais, conjunto de soluções para empresas avançadas - aquelas que têm mais de dois anos, no mínimo nove funcionários e que já resolveram questões básicas de gestão.

“Os produtos Sebrae Mais são bem flexíveis, o tempo pode ser um tempo duradouro, mas não em sala de aula, porque a gente tem acompanhamento de consultorias, que flexibilizam bastante esse acompanhamento pelos empresários”, diz Karina Monteiro de Almeida, do Sebrae de Brasília.

Uma das consultorias definiu um novo visual para a loja. Os móveis agora têm rodinhas e tudo pode mudar de lugar a qualquer momento. Os espelhos dão a impressão que o espaço é maior. A iluminação destaca as cores das roupas e do ambiente. Já no provador é ao contrário: a luz é mais fraca, para esconder rugas e aquelas gordurinhas a mais do cliente.

Outra lição importante: no curso de estratégia, o empresário aprendeu a diversificar os produtos. Hoje, a marca está em camisetas, calças, vestidos, bonés e calçados.

Mil peças são vendidas por mês. Outras 2 mil unidades são fornecidas para 15 lojas de Brasília, Minas Gerais e Paraíba. Só em 2011, o faturamento aumentou 50%. E o empresário já tem o negócio planejado para os próximos 20 anos. “Vai virar uma rede de franquia, de varejo, de e-commerce também."
Resultados
A empresária Stela Lobato também mudou a gestão do negócio com orientação do projeto Sebrae Mais. E já colhe resultados. Ela tem uma academia que ensina disciplinas para 160 crianças, como recreação, dança e música.
No Sebrae Mais, a empresária estudou gestão financeira e contratou um profissional para o setor. Agora, sobra mais tempo para ela investir na parte pedagógica da academia e cuidar do futuro da empresa. O planejamento prevê uma expansão ainda maior. A meta agora é encontrar um novo ponto e inaugurar até 2013 uma academia com piscina, atividade que vai trazer mais clientes para a empresa.

“A natação é importante porque é um quesito de segurança. Brasília tem muitos clubes, casas com piscina”, revela.

Em 2012, continua o programa do Sebrae Mais. A meta é atender a um número maior de empresas. “Em 2011, o Sebrae DF atingiu pouco mais de 600 pequenas empresas e para 2012 a gente pretende superar essa meta atingindo pelo menos 800 pequenas empresas”, diz Karina Monteiro de Almeida.

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