Segundo o chef Eduardo Maya, locais valorizam a comida de raiz.
Concurso está elegendo a melhor 'comidinha' de Manaus.
Eduardo Maya, idealizador do 'Comida Di Buteco'
(Foto: Ana Graziela Maia/G1)
Resgatar a comida de raiz e incentivar a criatividade da culinária local. Esta é a principal ideia da criação do 'Comida Di Buteco'. A afirmação é do idealizador do projeto, o chef Eduardo Maya. O concurso termina neste domingo (29) e vai premiar a melhor comida de boteco na capital. A versão a amazonense conta com a participação de 17 estabelecimentos.(Foto: Ana Graziela Maia/G1)
Segundo o chef, o Comida Di Buteco tem como principal finalidade incentivar estabelecimentos e a população a buscar e conhecer comidas da terra. "As pessoas precisam parar de valorizar o que tem fora e valorizar as suas riquezas naturais. Os maiores restaurantes utilizam ingredientes do seu entorno. A ideia é estimular novos comportamentos e fomentar o que cada região tem de melhor na gastronomia", disse.
Na gastronomia pelo mundo, por exemplo, a Espanha, ela fez exatamente isso, jogou produtos e técnicas em cima de sua gastronomia e das suas riquezas locais. Na América Latina, o Peru, tinha uma gastronomia pesada e hoje tem muitas escolas de gastronomias, diante da valorização do produto, incentivo do governo e da sociedade, eles mudaram sua gastronomia.
De acordo com Eduardo Maya, no Brasil são mais de três milhões de pessoas que frequentam boteco, o aumento é muito grande, da mesma forma que o preconceito. "A gente tenta mostrar que boteco não é lugar de cachaceiro, e sim que boteco é lugar de comida boa e comida de raiz, é de casa que se paga", disse ao G1.
Sobre o concurso em Manaus a organização espera um aumento de 40 a 50 % em relação ao ano passado. "A meta é ate maior, pois é importante o evento crescer de uma forma que fique", afirmou.
Para Maya, o mais importante deste evento é que ele procura abranger todas as zonas da cidade. "A primeira coisa que faço quando chego na cidade é pegar um mapa, e ir nesses lugares de comida de boteco para conhecer", declarou.
Ainda segundo o chef , para a comida chamar atenção de verdade tem que ser bem apresentada, tem que ter um bom aroma."O critério para a escolha das comidas do boteco é uma só, tem que ser boa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário