MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de abril de 2012

'Boteco não é lugar de cachaceiro', diz o idealizador do Comida Di Buteco


Segundo o chef Eduardo Maya, locais valorizam a comida de raiz.
Concurso está elegendo a melhor 'comidinha' de Manaus.

Ana Graziela Maia Do G1 AM

Idealizado do Comida de Buteco (Foto: Ana Graziela Maia/G1)Eduardo Maya, idealizador do 'Comida Di Buteco'
(Foto: Ana Graziela Maia/G1)
Resgatar a comida de raiz e incentivar a criatividade da culinária local. Esta é a principal ideia da criação do 'Comida Di Buteco'. A afirmação é do idealizador do projeto, o chef Eduardo Maya. O concurso termina neste domingo (29) e vai premiar a melhor comida de boteco na capital. A versão a amazonense conta com a participação de 17 estabelecimentos.
Segundo o chef, o Comida Di Buteco tem como principal finalidade incentivar estabelecimentos e a população a buscar e conhecer comidas da terra. "As pessoas precisam parar de valorizar o que tem fora e valorizar as suas riquezas naturais. Os maiores restaurantes utilizam ingredientes do seu entorno. A ideia é estimular novos comportamentos e fomentar o que cada região tem de melhor na gastronomia", disse.
Na gastronomia pelo mundo, por exemplo, a Espanha, ela fez exatamente isso, jogou produtos e técnicas em cima de sua gastronomia e das suas riquezas locais. Na América Latina, o Peru, tinha uma gastronomia pesada e hoje tem muitas escolas de gastronomias, diante da valorização do produto, incentivo do governo e da sociedade, eles mudaram sua gastronomia.
De acordo com Eduardo Maya, no Brasil são mais de três milhões de pessoas que frequentam boteco, o aumento é muito grande, da mesma forma que o preconceito. "A gente tenta mostrar que boteco não é lugar de cachaceiro, e sim que boteco é lugar de comida boa e comida de raiz, é de casa que se paga", disse ao G1.
Sobre o concurso em Manaus a organização espera um aumento de 40 a 50 % em relação ao ano passado. "A meta é ate maior, pois é importante o evento crescer de uma forma que fique", afirmou.

A capital conta com 17 estabelecimentos participando. Os lugares podem ser encontrados em todas as zonas da cidade. Os locais escolhidos pelo Comida Di Buteco passam por um programa de treinamento visando a melhoria do atendimento ao público.
Para Maya, o mais importante deste evento é que ele procura abranger todas as zonas da cidade. "A primeira coisa que faço quando chego na cidade é pegar um mapa, e ir nesses lugares de comida de boteco para conhecer", declarou.
Ainda segundo o chef , para a comida chamar atenção de verdade tem que ser bem apresentada, tem que ter um bom aroma."O critério para a escolha das comidas do boteco é uma só, tem que ser boa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário