MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Cuiabá tem 12 mil mulheres a mais e homens comemoram a 'concorrência'


De acordo com o Censo, são 269.204 homens contra 281.894 mulheres.
Homens diz estar aliviados com a oportunidade de relacionamento.

Kelly Martins Do G1 MT

Mulheres afirmam que público feminino domina bares e restaurantes (Foto: Reprodução/TVCA)Mulheres afirmam que público feminino domina bares e restaurantes (Foto: Reprodução/TVCA)
A capital mato-grossense, Cuiabá, Centro Geodésico da América do Sul, tem 12 mil mulheres a mais do que homens, número que não demonstra ser muito “animador” para o público feminino. As mulheres já correspondem a 51,15% do total da população da cidade ao passo que a estatística do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que os homens somam 48,84%, o que parece ser um “alívio” para o sexo masculino.
São 269.204 homens para 281.894 mulheres que estão espalhadas pelas quatro regiões da capital, que também é conhecida como Cidade Verde, e que completa 293 anos neste domingo (8). A hospitalidade e o “calor” mais que humano também estão entre os atrativos do município, mas não são apenas essas buscas que tem provocado a diferença entre o universo feminino e o sexo oposto.
Em comemoração ao aniversário de 293 anos de Cuiabá, no dia 8 de abril, o site G1 Mato Grosso preparou uma série de reportagens especiais. As matérias sobre curiosidades da capital, fatos históricos que marcaram Cuiabá e também sobre o futuro da cidade serão publicadas até este domingo, quando a cidade celebra o aniversário.
Para o professor e mestre em geografia urbana, Cornélio Vilarinho Neto, do departamento de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um dos fatores que pode explicar o domínio feminino em Cuiabá é a migração. Segundo Vilarinho, a cidade é voltada para os serviços e, por isso, a oferta de empregos neste setor, como o comércio, é bem grande. “Lojas, setores comerciais são áreas que atraem mais mulheres e isso contribui para que várias migrem para cá. Já os homens costumam trabalhar em indústrias e no campo, por isso, preferem o interior”, analisou.
Mercados
O professor também acrescenta que a capital atraí pessoas por conta da oportunidade de emprego para as famílias. “A capital sempre foi o local mais procurado pelas famílias que buscam melhorias financeiras e por oportunidades de trabalho que os jovens também buscam. No caso das famílias, elas se instalam na capital mas os homens acabam indo para o interior, onde sempre há melhores empregos, e são as esposas que ficam na casa, na cidade maior”, pontuou o professor.
Mais uma questão em destaque apontada por ele é a de que muitos jovens de diversas regiões do país vêm a Cuiabá para estudar ou prestar vestibular. “Todos os anos o número de universitários aumenta nos centros acadêmicos da cidade. E quando passam nas provas acabam ficando”, frisou.
Concorrência
É fácil perceber em Cuiabá a inquietação em muitas jovens com o resultado dessa estatística. A professora Graciela Oliveira, de 29 anos, observa estar vivendo sob a lei da “oferta e procura” e que a cada dia que se passa está mais difícil ter um relacionamento. “ É perceptível o aumento das mulheres no ambiente de trabalho e no dia a dia. É a lei da oferta e procura. Só não sei se com isso os homens podem escolher mais ou não se comprometerem tanto”, avaliou.
Já a publicitária Fabiane Mello, de 30 anos, observou que a mulherada domina também as baladas de Cuiabá. “Nos bares e boates é mulher demais. Isso aumenta a concorrência”, lamentou.
Alívio
O pequeno empresário João Otávio diz se sentir aliviado com a oportunidade que teve há pouco mais de um ano: o casamento. Segundo ele, foi na balada e rodeado de muitas mulheres bonitas que teve a chance de escolher uma só para passar o resto da vida. “Ainda bem que tinha mulher de sobra para escolher e me apaixonar. Se fosse o contrário poderia estar solteiro até hoje”, concluiu.
O mesmo alívio diz sentir o economista Adelmo Ciqueira que afirma estar à procura de uma companheira e que está tendo a oportunidade de avaliar melhor. "Avaliar melhor para escolher melhor. É fácil perceber a concorrência que há entre as mulheres. Isso é bom para o ego e também é bom para nós [homens] que nos sentimos disputados", frisa.
Pequisa
Ao contrário da Cuiabá, a pesquisa feita pelo IBGE revela que Mato Grosso tem mais homens que mulheres. A estatística aponta que para cada 100 mulheres há 104,3 homens.
Em números absolutos, são 1.548.894 pessoas do sexo masculino e 1.485.097 do sexo feminino. O número no Estado vai de encontro ao resultado registrado no país, quando as mulheres somam 3,9 milhões a mais em relação ao número total de homens. Com isso, o indicador médio é de 96,9 homens para cada 100 mulheres mantendo a predominância feminina. Na região Centro-Oeste a situação é a mesma. Segundo a pesquisa do IBGE, são 98,6 homens para cada 100 mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário