MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sobe número de empresários que revisam faturamento para cima

 

Constatação é da Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial.
Parcela de executivos que irão rever faturamento subiu para 82% no 4º tri.

Do G1, em São Paulo
A parcela de empresários que vão rever seu faturamento para cima aumentou de 79% no terceiro trimestre de 2011 para 82% no quarto trimestre deste ano, aponta a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial. No quarto trimestre de 2010, 87% reviam para cima seu faturamento e 13% para baixo.
As pequenas empresas são as mais otimistas, com 83% dos entrevistados revendo para cima o seu faturamento para o 4º tri
A pesquisa ocorreu de 29 de agosto a 2 de setembro. Foram ouvidos 1.020 empresários de todos os setores econômicos, em todo o território nacional.
O comércio é o setor com mais empresários (88%) revendo seu faturamento para cima no 4º trimestre, em relação ao anterior. Na sequência está o setor de serviços (82%) e a indústria (64%).
Na análise por porte, as pequenas empresas são as mais otimistas para o 4º trimestre, com 83% de seus entrevistados revendo para cima o seu faturamento para o período. Nas médias essa parcela é de 79% e nas grandes 65%.
Por região, a Nordeste conta com o maior volume de empresários apostando em um faturamento superior nos últimos três meses do ano: 91%. A região Norte (86%) e a Centro-Oeste (85%) encontram-se praticamente empatadas nessa mesma opinião, seguidas pela Sudeste (82%) e a Sul (73%).
Final do ano
Considerando o ano como um todo, 65% acreditam que seu faturamento será superior ao de 2010. Para 22%, será igual e para 13% será inferior.
No primeiro trimestre de 2011, as expectativas de aumento no faturamento, em relação ao ano passado eram 72% de expansão; 18% da estabilidade e 10% de recuo.
Investimentos
Em relação aos investimentos para compra de equipamentos, obras de ampliação, aquisições, modernização entre outros, 29% dos entrevistados pretendem ampliar os investimentos, 57% vão mantê-los conforme planejado, 5% vão promover cortes e 9% irão postergá-los.
Na análise por setor, as instituições financeiras são as que têm a maior parcela de executivos com planos de ampliação de investimentos. Nessa direção, vão 33% dos empresários do comércio, 28% dos de serviços e 25% dos da indústria.
Por porte, são 31% dos empresários de grandes empresas que vão aumentar os investimentos no último trimestre do ano. Nas pequenas empresas são 29% e nas médias 28%.
Crédito
No quarto trimestre sobre o terceiro, aumentou de 19% par 25% a parcela dos entrevistados que acham que as condições de crédito (prazos, encargos e limites) melhorarão nos últimos três meses deste ano. Para 56%, essas condições não terão alteração e para 19% piorarão.
Para 45% dos executivos entrevistados nas instituições financeiras, a oferta de crédito para as empresas aumentará no último trimestre, em relação ao anterior. Para 46% permanecerá igual e para 9% será reduzida.
Para 64% dos executivos entrevistados nas instituições financeiras, a oferta de crédito aos consumidores aumentará no 4º trimestre, em relação ao terceiro. Para 27%, ela será igual e para 9% será menor.
Impactos da crise global
Mesmo com a melhora de expectativa no 4º trimestre, 47% dos entrevistados disseram que os resultados de sua empresa em 2011 serão influenciados pela crise global e 53% disseram que não.
Para 56% dos empresários entrevistados, os novos acontecimentos globais mudam suas expectativas para 2012. Para 44%, os eventos internacionais não afetam suas expectativas no próximo ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário