MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mercado de flores movimenta R$ 12 milhões por ano no ES, diz Incaper

 

Começou a estação mais colorida do ano, a primavera.
Previsão é de temperaturas acima da média e chuvas dentro do normal.

Do G1 ES
Começou às 6h04 desta sexta-feira (23), em todo o hemisfério Sul a estação mais colorida do ano: a primavera, que se estende até dezembro. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o setor de floricultura é responsável por movimentar cerca de R$ 12 milhões por ano.
O Incaper prevê temperaturas ligeiramente acima da média e chuvas dentro do normal, condições favoráveis para a atividade. Segundo o Instituto, as vantagens climáticas e logísticas do Espírito Santo, além do mercado em ascensão, favorecem o desenvolvimento da floricultura, que possui, ao todo, cerca de 180 hectares de área cultivada. São mais de 250 pontos de comercialização em todo o Estado. De acordo com o Incaper, por ano, a atividade tem registrado um crescimento médio de 20%, com, aproximadamente, 10 mil pessoas envolvidas desde o cultivo até a distribuição e mercado varejista.
Chegou a estação das flores (Foto: Carlos Palito/TV Gazeta)Chegou a estação das flores (Foto: Carlos Palito/TV Gazeta)
De acordo com o Incaper, na estação das flores, as espécies mais produzidas no Espírito Santo, são as temperadas como begônia, rosas, gypsophila, crisântemo, copo de leite, tango, gérbera, boca de leão, cáspia, antúrio, orquídeas, lisiantos, amarílis e violeta, e as tropicais como antúrio, bastão de imperador, helicônias, strelizia e folhagens, como avencão e murta. Essas espécies são cultivadas nos municípios de Santa Teresa, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Iúna, Laranja da Terra, Guaçuí, Alfredo Chaves e Conceição do Castelo.
Estação das flores (Foto: Carlos Palito/TV Gazeta)Estação das flores (Foto: Carlos Palito/TV Gazeta)
ClimaDe acordo com o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, a primavera caracteriza-se pela passagem entre tempo frio e seco do inverno e o clima quente e úmido do verão. “A primavera é uma estação de transição e, por isso, no início ainda haverá a passagem de frentes frias acompanhadas de massas de ar frio, que provocam quedas de temperatura ocasionais. Mas dentro da normalidade. O que os capixabas podem esperar para os próximos meses é o aumento gradativo das temperaturas e chuvas. As tendências apontam que, no final da estação, há grandes probabilidades de chuvas acima da média, devido à proximidade do verão”.
Ainda segundo o meteorologista, a previsão é de uma média acumulada de precipitação acima dos 600 mm na região do Caparaó e região serrana, entre 500 e 600 mm no Sul do Estado e de 400 a 500 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias devem ficar em torno dos 26,0ºC na região Serrana e 30,0ºC nas demais regiões. Já as temperaturas mínimas médias ficarão em torno dos 16,0ºC na região Serrana e 20,0ºC nas demais regiões. A primavera vai se estender até às 2h30 do dia 22 de dezembro, quando começará o verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário