MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sabores exóticos e de frutas regionais são opções em MT no Dia do Sorvete

 

Bocaiuva e furrundu são novidade nas sorveterias em Mato Grosso.
Dia do Sorvete, comemorado nesta sexta, marca o início da primavera.

Do G1 MT
sorvete de bocaiúva (Foto: Leandra Ribeiro/G1)Do pomar à sorveteria: bocaiúva é um dos sabores
exóticos de sorvete.  (Foto: Leandra Ribeiro/G1)
Sabores exóticos e de frutas regionais têm atraído os consumidores que recorrem às sorveterias de Cuiabá para tentar abrandar a sensação de calor na capital mato-grossense. Bocaiúva, jaca, manga, caju e pequi são algumas das frutas que se transformam em sorvetes e que podem ser degustados no Dia do Sorvete, comemorado nesta sexta-feira, 23 de setembro. Além das frutas, há também sabores diferentes como do tradicional doce de mamão com rapadura, o furrundu, típico da culinária cuiabana.
O empresário Euclides Pereira da Silva, proprietário de uma sorveteria em Cuiabá e que está no ramo há mais de 30 anos, garante que qualquer fruta pode virar sorvete. “Tudo que vejo transformo em sorvete”. Dentre as criações dele está o sorvete de bocaiúva, uma fruta conhecida em Mato Grosso como chiclete cuiabano pela característica peculiar de não ser facilmente degustada, além da textura grudenta do chiclete. “Fazer sorvete de bocaiuva é fácil. É só descascar e cortar a fruta, diferente de comer”, disse, ao G1.
Outra sorveteria da capital aposta no furrundu. “Há uns dois anos um hotel pediu para fabricarmos um sorvete de furrundu. Nós tentamos e acabou dando certo. Para fabricar é bem simples, é só misturar o doce de furrundu caseiro ao sorvete de creme”, disse ao G1 a proprietária de uma fábrica de sorvetes na capital, Sonia Hatsue Saiki.
Segundo Sonia, os sorvetes de frutas regionais não têm muita saída, no entanto, não podem faltar no freezer do estabelecimento. “Esses sorvetes regionais não são o carro chefe e a venda não é muito representativa. São mais para quem gosta mesmo ou para quem quer experimentar coisas diferentes. Normalmente os turistas gostam mais”, disse.
Tanto na sorveteria de Euclides Pereira quanto na fábrica de Sonia Saiki, os sorvetes tradicionais lideram as vendas. “O sorvete que mais sai é o tradicional coco branco e os de leite, como o de chocolate, flocos e leite condensado. Dentre os regionais, o sorvete de bocaiúva é o que faz mais sucesso”, disse Euclides.
sorvete casquinha (Foto: Leandra Ribeiro/G1)Dono de sorveteria afirma que sabores tradicionais
atraem mais o público. (Foto: Leandra Ribeiro/G1)
O proprietário de outra fábrica de sorvetes em Cuiabá, Akio Nakao, explica que as frutas típicas de outras regiões do país superam as vendas dos sabores regionais do estado. “Nem 5% das vendas são de sabores regionais. A venda que progrediu é dos sabores de cupuaçu e açaí, mas não são frutas da nossa região. Agora a bocaiúva, que é daqui, não tem muita saída”, frisou.
Para quem não é adepto dos sorvetes de frutas ou enjoou de sabores tradicionais, como morango e chocolate, por exemplo, algumas sorveterias de Cuiabá oferecem sabores exóticos para agradar os gostos mais peculiares. De chá a bebidas alcoólicas: capim cidreira, gengibre, água de coco, garapa, caipirinha e vodka lotam os freezeres de muitos estabelecimentos da capital.
A aposentada Rosa Maria de Amorim Neto frequenta as sorveterias da capital, mas nunca inovou na hora de escolher o sabor da sobremesa. “Nunca experimentei nada de muito diferente. Gosto mais dos sorvetes feitos de leite, como o milho verde, passas ao rum, sensação, leite condensado. Esses mais tradicionais”, disse, ao G1.
Vendas
De acordo com Euclides, cerca de 150 litros de leite são usados diariamente para produzir diferentes sabores de sorvete no estabelecimento. “Em uma semana são quase 800 quilos de sorvete produzidos”, afirma.
Já outro fabricante de sorvetes da capital, Akio Nakao, afirma que o mercado para o produto está decadente. “As vendas não vão bem. Para o pequeno comerciante o consumo caiu muito. Antes eu abastecia 16 pontos de venda. Hoje são apenas seis”, disse o proprietário ao G1.
Apesar das divergências sobre a venda do produto, dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis) revelam que o consumo de sorvetes no Brasil cresceu 63,07% em sete anos. Em 2003 o consumo médio de sorvete foi de 685 milhões de litros, enquanto em 2011 esse número subiu para 1,1 bilhão de litros.
Dia do Sorvete
Em 2002, a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis) instituiu o dia 23 de setembro como o Dia do Sorvete. A data, comemorada no mesmo dia do começo da primavera, tem a finalidade de marcar o início das temperaturas mais quentes do ano no país, época em que aumenta também o consumo de sorvetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário