MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Exposição de quadros no CE permite que visitantes levem obras para casa

 

Quadros seguem temática do grotesco, com baratas, cachorros e o "capeta".
Se o visitante gostar da obra pode levar para casa de graça.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Um grupo de artistas montou uma exposição em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, em que se o visitante gostar da obra pode levá-la de graça. Com o nome "Obras que você não colocaria na sala da sua casa", a  exposição ocorre no Centro Cultural Banco Nordeste, na cidade, e vai até este sábado (24) ou até quando durar o estoque.
As obras seguem a temática do grotesco. Entre os quadros que mais chamam a atenção estão  "A Barata'', ''O Coelho da Sorte que Perdeu a Perna" e os "Cachorros namorando". Mas o que mais gera estranheza é o quadro com "O Número do Capeta".
Como os artistas não tinham certeza de que os visitantes iam querer levar as obras para casa fizeram um teste. Eles espalharam alguns quadros pelo centro de Juazeiro do Norte e fizeram um vídeo que agora faz parte da exposição. Flagrado por uma câmera escondida, o pedestre chega, olha o quadro abandonado e fica com medo de ser visto. Uma senhora resolve pegar o objeto alheio e sair correndo. Um homem é mais discreto, ao ficar sentado ao lado do quadro. O cidadão olha um pouco para o lado e leva.
O gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste, Lênin Falcão, conta que as obras despertavam a curiosidade da população. "Muitos levaram para casa. Outros tiveram medo de estarem sendo vigiados mesmo", afirma.
Arrependimento
Na exposição, com a pressa de levar os quadros de graça, algumas pessoas se arrependeram e trouxeram o quadro de volta. Foi o caso do que diz "Desista dos seus sonhos". Mas a estudante Eliziane Lobo da Silva gostou e diz que não vai se deixar influenciar. "Eu inverteria. Ao invés de ter 'desista de seus sonhos', eu colocaria 'lute pelos seus sonhos cada vez mais'", diz.
A dona de casa Ana Patrícia Ramos resolveu analisar melhor. Inicialmente gostou do quadro "miss beleza interior", que tem estampada uma mulher com barba. "Eu lembrei muito de um grande pintor, o Leonardo Da Vinci, que desenhou aquele quadro Monalisa, que até hoje o mundo se pergunta: será que era um homem ou uma mulher?". Mas no fim, acabou mudando de ideia e levando outro quadro menos "expressivo" para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário