MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Parque geológico no Ceará recebe a melhor avaliação da Unesco

 

Geopark Araripe foi avaliado por comitiva da Rede Global de Geoparks.
Governo prevê investimento de R$ 7 milhões para o projeto até 2013.

Do G1 CE
Geopark recebe melhor avaliação da Unesco em congresso na Noruega. (Foto: Cid Barbosa/Agência Diário)Geopark recebe certificação da Unesco em congresso na Noruega. (Foto: Cid Barbosa/Agência Diário)
A Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu ao Geopark Araripe, no Sul do Ceará, a certificação verde, a melhor avaliação da instituição para projetos do gênero ecológico. A certificação foi concedida no domingo (18), durante a Conferência Europeia de Geoparks, realizada na semana passada na Noruega, de acordo com o governo do Estado do Ceará. O Geopark do Araripe também é o único do Brasil com o selo da Rede Global de Geoparks.
A área cearense foi avaliada em novembro de 2010 por uma comitiva da Rede Global de Geoparks. Ao todo, nove geossítios situados em seis cidades do Cariri foram visitados. Três avaliadores visitaram o Parque dos Pterossauros, a Cachoeira de Missão Velha, a Colina do Horto, o Pontal da Santa Cruz, o sítio Batateiras, a Ponte de Pedra, o sítio Pedra Cariri, a Floresta Petrificada do Cariri e o Riacho do Meio.
O Geopark Araripe está localizado ao Sul do Ceará, na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe e abrange área aproximada de 3,5 mil km². As principais ações visam conservação das características naturais da região, o geoturismo e a geoeducação, voltados ao desenvolvimento sustentável do território.
De acordo com o Governo do Estado, o Ceará tem sido um incentivador de implementação de geoparks e chegou a realizar encontros nacionais e internacionais para estimular a candidatura de outras regiões do Brasil. Segundo Patrick Mckeever, membro da Global Geopark Network (GGN), o Ceará é um “exemplo a ser seguido” por outros estados brasileiros e da América Latina.
A Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará prevê um investimento de R$ 7 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para os próximos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário