MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

'Eu amo esse colégio', diz aluno da melhor escola pública do Paraná

 

Militar de Curitiba teve a melhor média no Enem entre os colégios estaduais.
Instituição é regida pelos padrões de disciplina do Exército Brasileiro.

Fernando Castro Do G1 PR
Com média de 667,36 pontos, o Colégio Militar de Curitiba alcançou o primeiro lugar entre as escolas públicas paranaenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição regida pelos rigorosos padrões de disciplina do Exército Brasileiro obteve a quinta colocação geral no ranking do Grupo 1 das escolas do estado.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação no Enem 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)
De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
Disciplina Colégio Militar Curitiba (Foto: Fernando Castro/G1) Colégio Militar de Curitiba faz uso dos valores cultuados pelo Exército (Foto: Fernando Castro/G1)
Parte do conjunto de 12 colégios militares espalhados pelo Brasil, o CMC combina o cumprimento da legislação determinada pelo MEC com os valores cultuados pelo Exército. A disciplina, cobrada rigorosamente dos alunos, parte inicialmente do planejamento da diretoria do colégio. “Nós, de fato, conseguimos cumprir os 200 dias letivos, com cinco horas diárias”, afirmou ao G1 o Comandante e Diretor de Ensino no CMC, André Germer.
Para Germer, o sucesso do colégio passa pelo bom nível dos professores, pela estrutura, e pelos suportes de trabalho e administrativo. Segundo o diretor, não há situações em que os alunos fiquem sem atividades. “Nós somos muito exigente em relação à disciplina”, reitera.
Galeria Colégio Militar Curitiba (Foto: Fernando Castro/G1)Alunos querem fazer parte da história da
campeã das escolas públicas (Foto: Fernando
Castro/G1)
No CMC é obrigatório o uso de traje militar, com calçados pretos e a boina da instituição. Se não estiver com o uniforme completo, o aluno não pode entrar no escola. Estudante do segundo ano do ensino médio Luiz Botelho, de 17 anos, lembra que quando entrou no colégio, na quinta série do ensino fundamental, costumava esquecer a boina, tendo que pegar outro ônibus para buscá-la em casa. “Mas é uma questão de costume”, garante.
O CMC foi fundado em 1958 e conta hoje com 812 alunos, sendo 330 deles estudantes do ensino médio. Segundo a diretoria, dois terços dos estudantes são dependentes de militares, e o restante é concursado. Para Germer, este é outro fator que contribui para o sucesso do colégio. “Faz com que um terço dos alunos seja selecionado para estar aqui. Então é uma coisa ajudando a outra”, explica o diretor.
Em 2010, 1.667 pessoas prestaram o concurso para conseguir uma das 35 vagas disponíveis. As inscrições para o concurso deste ano estão abertas até o dia 23 setembro, com 30 vagas disponíveis para o ano letivo de 2012.
Extraclasses
As aulas são realizadas pela manhã, e o período da tarde é destinado às atividades chamadas extraclasses. Para estar apto a participar dessas atividades esportivas e culturais, o aluno precisa ter notas satisfatórias. Segundo o diretor, a medida “serve de incentivo para eles estudarem mais”.
Os alunos que não atingem a média 6 em todas as matérias permanecem por um bimestre afastados das atividades no contraturno. Neste período, fazem aulas e provas de recuperação até que atinjam a média. “Não é conveniente que ele participe de outras atividades”, justifica a professora de Física Alessandra Memari, que garante que os melhores alunos geralmente são os que participam dos entretenimentos.
Preparação para o Enem
Segundo o professor capitão Genivaldo Pavanelli, a preparação para o Enem começa antes mesmo que os alunos percebam. Além dos simulados, feitos nos mesmos moldes no Exame, mesmo antes do terceiro ano do ensino médio o aluno do CMC é preparado com os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade, um dos seis pilares pedagógicos da instituição. “A gente nem fala, isso aqui é Enem, trata do Enem, mas o aluno vai se acostumando”, conta.
Estes pilares, segundo Pavanelli, garantem que o aluno se englobe ao sistema do colégio.
Pilares pedagógicos do Colégio Militar de Curitiba
Formação integral do aluno nos aspectos cognitivo, social e psicomotor
O aluno é o centro do processo
Contextualização e interdisciplinaridade
Delimitação de conteúdos
Valores e tradições do exército
Propiciar aos alunos condições de dar prosseguimento aos estudos
Disciplina assimilada
Biblioteca CMC (Foto: Fernando Castro/G1)Lucas Carvalho, Julia Pacheco e Luiz Carvalho
gostam do rigoso método do CMC (Foto: Fernando
Castro/G1)
Para o aluno do segundo ano do ensino médio Lucas Carvalho, de 17 anos, o sistema funciona não apenas para quem quer seguir carreira militar. “Ele não volta o aluno só para ser militar, ele volta aluno para ser outras coisas também”, disse.
Os alunos garantem que todo o rigor e a proposta pedagógica aplicada no CMC são bem assimilados e importantes para o aprendizado. “A gente sente a diferença. Se eu tiver dúvida de uma aula da manhã, sei que a professora estará aqui à tarde para responder”, conta Luiz.
Lucas considera o ensino de qualidade como o diferencial do colégio. “É puxado, mas só depende do empenho do aluno” disse o estudante, que tem a opinião endossada por Luiz: “Eu estou nesse colégio aqui porque busco o melhor. Lógico que depende de mim, estar aqui por si só não muda minha vida se eu não quiser mudar”, afirma.
Primeiro lugar
Para os professores e diretores do CMC, ser a melhor escola pública do Paraná é motivo de alegria, mas também de responsabilidade. “Se você está em segundo lugar você tem aquele estímulo para no ano seguinte ser o primeiro colocado, mas quando você já está em primeiro lugar, você tem que dobrar essa energia”, afirma o comandante Germer.
No que depender dos alunos, essa energia não irá faltar. Lucas contou que o topo da lista o deixa com muito orgulho de ser aluno do CMC. Sentimento semelhante ao de Luiz: “Eu amo estar aqui, eu amo esse colégio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário