MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Campanha da Semana do Peixe começa nesta segunda-feira (12)

 

Consumo regular de pescados traz benefícios à saúde.
96% da produção nacional em 2009 foi comercializada no mercado interno.

Do G1 CE
Realizada entre os dias 11 e 24 de setembro, a Semana do Peixe tem como propósito incentivar a população brasileira a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável.
Entre as ações estão a distribuição de cartilhas aos consumidores em todo o país contendo informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde. Além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais e melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras.
Consumir carnes com menor teor de gordura é essencial para quem deseja ter uma alimentação adequada. O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.
Consumo
Desde o início da campanha a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) participa da Campanha e também contribui para a organização das ações nos estados.
De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta, os números subiram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010. Lembrando que este crescimento costuma variar a depender da região.
O Ministério da Pesca e Aqüicultura divulgou estudo que aponta um aumento no consumo de pescado no Brasil. Segundo o ministro Altemir Gregolin, houve um crescimento de 6,46 kg para 9,03 kg por habitante/ano entre 2003 e 2009 (um aumento de 39,78% nos últimos sete anos).
A meta, estipulada no programa “Mais Pesca e Aquicultura”, era chegar em 2011 ao consumo de 9 kg por habitante/ano. Com esse resultado, o País se aproxima do patamar considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde, que é o consumo de 12 kg por habitante/ano.
O levantamento do MPA buscou também mapear os hábitos de consumo de pescado da população brasileira e revelou que do total consumido no Brasil, 69,4% é produzido aqui e 30,6% vêm de países como Chile, Noruega e Argentina.
A pesquisa mostrou ainda que 96% da produção nacional em 2009 foi comercializada no mercado interno e consumida pelos brasileiros, e apenas 4% dos produtos foram destinados à exportação. Os países que mais importaram pescado brasileiro foram os Estados Unidos, França, Espanha, Japão e Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário