MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dinheiro do pré-sal não é opção para financiar a saúde, diz Lobão

 

Ministro diz que governo não pode distribuir recursos que ainda não existem.
Uso de dinheiro da Petrobrás na saúde também está descartado, disse ele.

Fábio Amato Do G1, em Brasília
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira (7) que o pré-sal não é opção de nova fonte para financiamento da saúde brasileira porque o dinheiro da exploração desse petróleo ainda não existe.

“O pré-sal vai produzir daqui a sete, oito anos. Portanto, não podemos distribuir recursos que ainda não existem. A saúde precisa de recursos já e o governo está preocupado com isso, procurando outras soluções”, disse ele, após acompanhar o desfile de 7 de Setembro, em Brasília.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu o pré-sal como uma das possíveis novas fontes de financiamento do sistema público de saúde. Ele sugeriu ainda o aumento de impostos sobre o cigarro e bebidas alcoólicas.

O governo discute uma nova forma de ampliar os aportes para o setor, mas a proposta de criação de um novo imposto enfrenta resistência de políticos da oposição e até da base do governo. Governadores, porém, defendem a idéia.

Lobão disse ainda que “não há a menor possibilidade” de recursos da Petrobrás serem usados na saúde. “Os recursos da Petrobrás são para investir na exploração de petróleo. A questão da saúde é do orçamento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário