MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Agricultores aprendem receitas em curso de culinária em São Paulo

 

Essa é uma forma de agregar valor à produção de frutas.
E uma alternativa para aumentar a renda das propriedades rurais.

Do Globo Rural
No pomar da família Vendramin tem pêssego, banana, goiaba e cambuci. O sítio é a única fonte de renda das irmãs Sandra e Vera. Como a safra não dura o ano inteiro, é preciso diversificar. O começo foi com geleias e frutas em conserva.
Para conseguir uma renda extra, Sandra e Vera costumam fazer um café da manhã especial para turistas em visitas monitoradas. As pessoas olham a plantação e colhem a fruta no pé. Elas também se matricularam em um curso de culinária para aumentar as possibilidades.
As irmãs ensinaram a preparar a tortinha de morango. Os ingredientes para a massa são:
4 gemas
4 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
250 gramas de farinha de trigo.
Misture todos os ingredientes até a massa ficar lisa e uniforme. Unte as forminhas para torta com margarina. Pegue pequenas porções da massa e molde nas forminhas. Não deixe a massa muito fina nem muito grossa. Ponha para assar por 20 minutos a 180 graus.
Para o recheio serão necessários:
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
3 gemas
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de baunilha
Junte tudo e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e só então coloque o recheio na massa. Use 34 morangos e geleia colorida para decorar. Corte os morangos ao meio e coloque a fruta. Para dar o acabamento, pincele geleia colorida. A receita rende 17 tortinhas.
A cada dia, esse o curso ministrado num lugar. Além das frutas, que caracterizam a região conhecida como circuito das frutas, há produtos preparados pelas alunas durante o curso.
“O objetivo para fazer o curso foi agregar valores e aprender algo a mais. Agregando valores, aumenta o nosso ganho na propriedade, principalmente na entressafra”, explica a agricultora Inês Boschini.
“A maioria dos participantes são mulheres que fazem o curso para melhorar os produtos que elas já prepararam e aprender outras receitas. É um curso que já existia e a gente adaptou para a área rural”, explica Isabel Harder, coordenadora do curso de culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário