MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de agosto de 2025

Férias em casa? Shadya Hamad da Amarelo Ipê lista 50 brincadeiras para entreter as crianças longe das telas

 

Férias em casa? Shadya Hamad da Amarelo Ipê lista 50 brincadeiras para entreter as crianças longe das telas


Com a chegada das férias, é comum pais e mães se perguntarem como ocupar o tempo dos pequenos de forma divertida, segura e – de preferência – longe das telas. Pensando nisso, a empresária Shadya Hamad, da Amarelo Ipê, reuniu 50 ideias de brincadeiras sensoriais, educativas e criativas, organizadas por faixa etária, que podem ser feitas em casa com itens simples do dia a dia.

De bebês a crianças a partir de 6 anos, a proposta é ajudar famílias a criarem momentos de conexão real, movimento e muitas risadas. “Cada criança é única e merece uma infância com presença e criatividade. Essas brincadeiras foram pensadas para que os adultos também possam participar, fortalecer o vínculo e construir memórias”, explica Shadya.

Para os bebês, por exemplo, a lista inclui atividades como piquenique sensorial, brincadeira com bolhas de sabão, tapete de texturas e sacos sensoriais com gel colorido. Tudo com estímulos suaves, que despertam os sentidos e ajudam os pequenos a explorarem o mundo ao seu redor.

Já para crianças de 1 a 3 anos, entram em cena as brincadeiras que estimulam a linguagem e a coordenação motora, como circuito de obstáculos com almofadas, casinha de lençóis, marchas imitando animais, colagem livre e até uma versão divertida de instrumentos com panelas da cozinha.

Entre os 3 e 5 anos, é hora de usar a imaginação com caça ao tesouro, desenho no chão com giz, desfile de fantasias, teatro com pelúcias, jogos de memória, mímica e muito mais.

Para os maiores de 6 anos, o foco está em estimular a criatividade e a autonomia, com propostas como:

🎭 teatro de sombras,

🧁 masterchef infantil,

🗺️ mapa do tesouro,

📖 criação de um livro ilustrado,

e até jornal das férias, onde a criança inventa notícias e desenha as manchetes mais engraçadas do dia.

Além das ideias práticas, Shadya reforça algumas dicas importantes:

📸 Tire fotos e registre os momentos.

🤱 Apareça nas fotos também – para que as crianças se lembrem da sua presença.

🚫 Evite brinquedos com peças pequenas quando não puder estar 100% atenta.

📋 As faixas etárias são baseadas na segurança (conforme o Inmetro), e não na maturidade da criança.

E o melhor? Dá pra adaptar cada brincadeira à realidade da sua casa. Basta um pouco de criatividade, disposição e vontade de brincar junto. Afinal, como lembra Shadya, “é na simplicidade das brincadeiras que se criam as lembranças mais especiais da infância.”

Conheça a Amarelo Ipe e seus brinquedos: https://www.amarelo-ipe.com/ 


Contatos da assessoria

Email: andressa@agenciaviva.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário