Fonte: Freepik
Diretriz
que complementa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante
direitos de aprendizagem relacionados ao uso de ferramentas digitais.
Victor Haony, assessor pedagógico da Mind Makers, explica as habilidades
que são desenvolvidas por meio da inserção de tecnologia em sala de
aula
A
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define
as habilidades essenciais que os estudantes brasileiros devem
desenvolver ao longo da educação básica e como as escolas podem
motivá-las ganhou um importante complemento que traz recomendações sobre
a inserção tecnológica no ambiente da sala de aula, sobre a BNCC
Computação. Entre elas, são apresentados três eixos para aplicação por
parte das instituições de ensino da educação básica. São eles: Mundo
digital, Cultura digital e Pensamento computacional.
Neste contexto, o assessor pedagógico da Mind Makers
- solução que desenvolve disciplinas inovadoras, Victor Haony, fala
sobre a importância da aplicação conjunta desses três eixos e quais as
principais habilidades desenvolvidas por cada um deles. “A BNCC da
Computação apresenta três eixos que se complementam no processo de
ensino de tecnologia. Desse modo, as escolas preparam os estudantes para
um mundo mais digital, em que as habilidades desenvolvidas na escola
vão além da parte técnica e teórica da tecnologia”, afirma o
especialista.
Segundo
ele destaca, esse processo de ensino e aprendizagem inclui também o
desenvolvimento de competências essenciais para o mundo contemporâneo,
bem como pensamento crítico, resolução de problemas e acerca do uso
ético do uso de tecnologia na sociedade.
O
especialista destaca que, além dos conceitos individuais de cada eixo
da BNCC da Computação, há a possibilidade aprofundamento na medida em
que são aplicados em conjunto. Haony explica os três principais eixos da BNCC da Computação e de que forma atuam no desenvolvimento de habilidades essenciais para um mundo onde a tecnologia está presente em tudo:
- Pensamento Computacional: Nesse
eixo é trabalhada a lógica e a estrutura para a resolução de problemas,
por meio da construção de algoritmos, decomposição de obstáculos,
abstração e reconhecimento de padrões, segundo Haony.
Para
tornar esse conceito mais claro, ele indica o exemplo da montagem
quebra-cabeças. Para essa ação, cada um constrói seu próprio algoritmo,
de acordo com seu grau de abstração, decompondo a montagem por partes.
“É possível montar primeiramente a borda, reconhecer o padrão das peças,
para depois preencher o meio e finalizar a montagem”, descreve.
- Mundo Digital: Nesse
eixo, segundo o assessor pedagógico, serão trabalhadas habilidades
voltadas para o funcionamento e o uso das ferramentas digitais, como
internet, nuvem digital, entre outros, visando mostrar para o estudante
como a tecnologia funciona e como ela pode ser utilizada de forma
eficiente e segura.
Para
exemplificar, ele indica as pesquisas em sites de busca. “Ao realizar
uma pesquisa sobre determinado tema, é preciso identificar se os dados
são confiáveis. Para isso, é possível realizar a pesquisa em mais de um
site e verificar a confiabilidade dos dados”, explica.
- Cultura Digital: Já
nesta diretriz, é trabalhado o desenvolvimento humano crítico, embasado
no uso da tecnologia e seu impacto na sociedade. Um exemplo de
aplicação, de acordo com Haony, é a promoção de um debate a respeito do cyberbullying, tema muito mencionado no ambiente escolar.
A
integração dos três eixos – Pensamento Computacional, Mundo Digital e
Cultura Digital – deve acontecer de forma que respeite a realidade das
instituições de ensino e estimule o protagonismo dos estudantes. Com
planejamento e apoio pedagógico, de acordo com o especialista, a BNCC da
Computação pode ser um importante motor para o desenvolvimento de
competências que formem alunos mais críticos, criativos e preparados
para lidar com os desafios e oportunidades do mundo digital.
Mind Makers -
Nascida em Belo Horizonte, a Mind Makers é uma solução educacional do
grupo SOMOS Educação, que busca elevar a qualidade do ensino por meio do
Mundo Computacional, uma disciplina inovadora, criada a partir de uma
metodologia exclusiva. Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem
ativa, socioemocional e sociointeracionista, é pioneira na disciplina
Mundo Computacional - que une conceitos e técnicas da Ciência da
Computação, tecnologias digitais e práticas Maker para a solução de
problemas - no Brasil. Além de incentivar seus mais de 200 mil alunos,
das mais de 400 escolas atendidas, a colocarem a mão na massa e darem
vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos, oferece
treinamento qualificado a quase 3 mil educadores de todo o país, com o
objetivo de capacitá-los para aplicarem a disciplina no dia a dia em
sala de aula. Atualmente, é a única empresa brasileira a ter seus
ambientes de programação acatados para a campanha mundialmente promovida
Hora do Código, da ONG Code.org.
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