São Paulo, 29 de julho de 2025 – O
Ministério da Saúde registrou um aumento de 55% no número de
dispositivos intrauterinos (DIUs) - método contraceptivo de longa
duração - inseridos a partir do atendimento na atenção primária nos
últimos dois anos. O aumento representa um salto de 52.000 procedimentos
em 2022 para mais de 80.000 em 2024¹. Este avanço demonstra um
progresso no planejamento familiar e nos cuidados com a saúde
reprodutiva da mulher no país onde cerca de 62% das mulheres já tiveram
pelo menos uma gravidez não planejada, principalmente, por dificuldades
relacionadas ao uso de contraceptivos².
O
DIU, disponível nas versões de cobre e hormonal, é um método altamente
eficaz na prevenção da gravidez, com 99% de eficácia, mas, atualmente, é
utilizado apenas por 4% das mulheres em idade reprodutiva (15 a 49
anos)³. Já a pílula anticoncepcional é usada por 38% e o preservativo
masculino por 21%³. O ginecologista Rodrigo Mirisola afirma que
programas de conscientização são um pilar essencial para combater mitos
sobre DIU e promover mais autonomia de escolha para a mulher: “a
educação sobre a saúde feminina é fundamental para continuarmos
progredindo em pautas como o planejamento familiar e o desenvolvimento
social e econômico das mulheres. Com acesso à informação de qualidade,
podem discutir mais profundamente o método contraceptivo mais adequado
às suas realidades, junto a um especialista”.
Capacitação em prol do acesso
Atualmente,
menos de 20% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Brasil realizam a
inserção do DIU¹. A capacitação de profissionais no Sistema Único de
Saúde é outro fator apontado como essencial para expandir ainda mais o
acesso a contraceptivos de longa duração.
“Para
além da contracepção, o DIU representa uma solução para outras questões
de saúde feminina. No caso do DIU hormonal, já temos estudos que
demonstram a eficácia do método como tratamento do sangramento uterino
anormal (SUA) e mecanismo de proteção endometrial em casos de reposição
hormonal para mulheres na menopausa. Capacitar profissionais da saúde
para este cenário representa um passo significativo na melhoria da
qualidade de vida de meninas e mulheres”, explica o Dr. Mirisola.
Além
de fortalecer a atenção primária como porta de entrada para o acesso ao
DIU, a capacitação também dialoga com compromissos internacionais
assumidos pelo Brasil no campo dos direitos reprodutivos. A ampliação do
método na rede pública contribui para a redução de desigualdades
regionais e socioeconômicas, uma vez que mulheres em situação de
vulnerabilidade frequentemente enfrentam barreiras no acesso a métodos
contraceptivos modernos.
O
impacto positivo desse movimento recaí sobre indicadores como
mortalidade materna, evasão escolar e inserção econômica de mulheres
jovens. Ao evitar gestações não planejadas, as mulheres encontram
condições mais favoráveis para decidir sobre suas trajetórias de vida.
Em
São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde reporta uma média de 800
inserções de DIU por mês nas UBSs da capital, com unidades como a da
Vila Mariana, na zona sul, realizando cerca de 15 procedimentos mensais
sem fila de espera, mediante agendamento – um exemplo que demonstra a
importância da participação ativa das pacientes no manejo da própria
saúde. O Dr. Mirisola reforça que “ampliar o acesso ao DIU não é apenas
uma estratégia de saúde pública, mas uma política de futuro, que
fortalece o protagonismo feminino e contribui para o desenvolvimento
sustentável".
Referências:
1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Censo das UBS. 2025. Disponível em: Link. Acesso em 25 de junho de 2025.
2.
BAYER. Gravidez não planejada atinge 62% das mulheres no Brasil. Bayer
Brasil, 19 abr. 2022. Disponível em: Link. Acesso em 25 de junho de
2025.
3. FUNDAÇÃO
OSWALDO CRUZ (Fiocruz). Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Rio de
Janeiro: Fiocruz, 2019. Disponível em: Link. Acesso em 25 de junho de
2025.
Sobre a Bayer
A
Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de
ciências da vida, cuidados com a saúde e nutrição. Em linha com sua
missão, “Saúde para todos, Fome para ninguém”, os produtos e serviços da
empresa são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar,
apoiando os esforços para dominar os principais desafios apresentados
por uma população global crescente e envelhecida. A Bayer está
comprometida em promover o desenvolvimento sustentável e gerar um
impacto positivo com seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa
aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio de inovação e
crescimento. A marca Bayer é sinônimo de confiança, confiabilidade e
qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2024, o Grupo empregou cerca
de 93.000 pessoas e teve vendas de 46,6 bilhões de euros. As despesas
com P&D totalizaram 6,2 bilhões de euros. Para obter mais
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