MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Brasil Ride ganha selo comemorativo pelos 15 anos da maior MTB Stage Race Premium do mundo

 

Brasil Ride ganha selo comemorativo pelos 15 anos da maior MTB Stage Race Premium do mundo

O evento reuniu autoridades e esportistas soteropolitanos; a Ultramaratona será realizada em outubro de 2025

Entre os convidados, atletas do ciclismo e representantes da Federação Baiana de Ciclismo estiveram homenageando a Brasil Ride pelos 15 anos de história no Esporte (Créditos: Yago Matheus/ Ascom Gov BA)

A Brasil Ride –  maior e mais importante competição internacional de mountain bike realizada na Bahia e no Brasil -, ganhou selo comemorativo de 15 anos em solenidade nesta quinta-feira, 12, no Hotel Fiesta, na Capital Baiana. No local estiveram reunidos atletas, representantes da Ultramaratona, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Secretaria de Turismo (Setur), entre outras autoridades.


Na ocasião também foi anunciada a 15ª edição do evento, que será realizado de 19 a 26 de outubro de 2025, em Arraial D’Ajuda (Porto Seguro) e Guaratinga. A competição ganhará ainda mais relevância com o fortalecimento de iniciativas, como programas de inclusão esportiva para jovens, ações de reflorestamento e neutralização de carbono e campanhas de conscientização ambiental. Além dessas ações, a ultramaratona também realiza ações sociais nas cidades-sede.


Prova - A prova é realizada na Bahia desde 2010 e, desde então, tem contribuído para consolidar o Estado como referência no cenário esportivo e turístico internacional, impactando também a economia das comunidades locais, gerando emprego e renda. Somente em 2024, a Brasil Ride movimentou R$ 13 milhões na região, reunindo cerca de 30 mil atletas, 32 países e mais de 300 municípios. 


Segundo o Fundador da Brasil Ride, Mario Roma, nestes quase 15 anos de história foram injetados mais de R$ 80 milhões nas economias locais das cidades baianas que receberam a competição, que começou no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, e que há 10 anos é sediado na Costa do Descobrimento, extremo sul do Estado. Com duração de 7 dias, a ultramaratona atualmente recebe aproximadamente 500 atletas. A competição ainda inclui a Maratona dos Descobrimentos, evento que coroa a última etapa da Brasil Ride e que abarca mais de 1,5 mil atletas amadores.


“É sempre uma luta, mas uma luta que dá resultados. O ciclismo não representava nem 10% no Estado quando comecei a Brasil Ride e hoje temos o maior evento do Brasil aqui. São mais de 340 pessoas trabalhando durante a competição, além dos cerca de 3 mil empregos indiretos e a movimentação turística nos 7 dias de competição”, disse Mário Roma. Ele exalta um dos números expressivos e imponentes da competição:  as 5,7 mil refeições servidas durante a semana de prova em 2024. 

O Fundador da Brasil Ride, Mario Roma, contou a trajetória da Brasil Ride, que teve início em 2010 (Créditos: Yago Matheus/ Ascom Gov BA)

Participante - Um dos atletas presentes na solenidade, Hugo Coelho, beneficiário do programa FazAtleta e atual campeão baiano e vice-campeão brasileiro de MTB na categoria master A2, disse que a ultramaratona é uma oportunidade de competir com grandes nomes do esporte brasileiro e do mundo. Ele frisou, ainda, que o Governo do Estado tem importante papel no fomento à participação dos atletas baianos através de programas de incentivo. 


“É na Brasil Ride que a gente tem a oportunidade de competir com atletas do mundo todo. Para nós, como atleta, superar provas como Brasil Ride é um privilégio. São sete dias de competição, com uma estrutura gigantesca. A gente passa três dias em uma fazenda com 500 barracas, refeitório e serviços. É uma vivência do mountain bike diferenciada. É top demais”, disse.


Segundo o Secretário da Setre, Davidson Magalhães, o lançamento do selo de 15 anos do Brasil Ride, a um ano da próxima edição do evento, tem o objetivo de antecipar as ações de apoio do Governo articuladas com o turismo. “Já participei [como observador] duas vezes. É uma experiência inusitada, com um nível de organização de dar inveja. Isso é muito importante para o Estado. Mexe com a qualificação e envolvimento da comunidade e a economia local. A Brasil Ride é um legado de incentivo para a prática do esporte na Bahia”, disse o secretário.


Turismo - O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, ressaltou que a atividade turística deve ser encarada de forma transversal e que um evento esportivo de sucesso como a Brasil Ride, com atletas de todo o Brasil e do mundo, movimenta o turismo na região de maneira consistente. “A Bahia tem um patrimônio natural, diversificado e a região conta com uma forte estrutura turística. Tem aeroporto ligando a outras regiões do País e tudo somado nos dá a possibilidade de que ocorra a Brasil Ride”, disse Bacelar. A Bahia lidera o turismo nacional, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e eventos de peso, como os esportivos, ajudam a manter o Estado à frente de outros tradicionais destinos como o Rio de Janeiro”, declarou.


Estiveram presentes ainda à cerimônia, endossando o evento e as ações afirmativas do Governo e da Brasil Ride, as deputadas estaduais e ‘madrinhas’ da Brasil Ride, Claudia Oliveira e Olívia Santana; o deputado federal Daniel Almeida, representantes da Sudesb, Setre, Setur, Secretaria de Educação, Federação Baiana de Ciclismo, e convidados. 

O lançamento do Selo de 15 anos da Brasil Ride reuniu representantes do legislativo baiano e das secretarias estaduais (Créditos: Yago Matheus/ Ascom Gov BA)

Selo – A CEO da Brasil Ride, Andrea Roma explicou sobre a concepção do selo comemorativo e as novidades para os atletas em 2025, que terão 2 modelos de jerseys para escolher e usar durante a Ultramaratona. “O selo comemorativo reflete a essência da Brasil Ride: inovação e respeito às tradições. O design celebra as cidades-sede e reflete o movimento transformador que a Ultramaratona apresenta. Os 15 anos também é marcado por Jerseys exclusivas, criadas para simbolizar o espírito de superação e pertencimento, homenageando a conexão dos atletas com os percursos e a paixão pelo mountain bike, reafirmando o orgulho de fazer parte dessa história épica”, finalizou.


Bradesco apresenta a Brasil Ride Bahia 2024. Patrocínios de Bradesco, Vibra Energia, Mitsubishi Motors, Kona Bicycles e Unidas – Aluguel de carros, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola. Apoio institucional Parque Nacional do Pau Brasil / ICMBio. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A organização é do Instituto Brasil Ride.


Para saber tudo o que rola na Brasil Ride, siga também os outros canais: 

SITE: brasilride.com.br

INSTAGRAM: instagram.com/brasilride

FACEBOOK: facebook.com/BRASILRIDE


Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Informações para imprensa:

Débora do Carmo- Mtb 84625/SP

(11) 9 5772-1789

E-mail: press@brasilride.com.br

Esporte&Negócio

www.esporteenegocio.com.br

Telefone: (11) 5083-8845

Christian McCardell – chris@esporteenegocio.com.br – (11) 94698-8699

Ygor Resende – ygor@esporteenegocio.com.br – (11) 96750-451

Nenhum comentário:

Postar um comentário