
A
junção das competências técnicas e sociais é o que faz de cada pessoa
um profissional único, em um mercado de trabalho no qual processos
seletivos têm alcançado a concorrência de mil candidatos por vaga. Essa
combinação envolve desenvolver as habilidades sociais, chamadas soft
skills, em consonância com as habilidades técnicas, conhecidas por hard
skills. Tais características comportamentais não apenas ajudam os
profissionais a se destacarem em seus papéis, mas também contribuem para
um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Assim,
é primordial que os profissionais tracem seus perfis comportamentais
por meio de ferramentas, como realizar um teste DISC para identificar os
pontos positivos e aqueles que precisam ser desenvolvidos de acordo com
o plano de carreira de cada pessoa. Algumas habilidades sociais e
técnicas estão vinculadas a determinado cargo ou função, setor ou
cultura organizacional, enquanto outras são tidas como essenciais para a
maioria dos profissionais. Habilidades interpessoais, a exemplo de
comunicação eficaz, empatia e colaboração, continuarão a ser
valorizadas, independentemente das mudanças tecnológicas.
Nesse sentido, a Refuturiza, ecossistema que une educação e empregabilidade, listou as habilidades mais desejáveis para o mercado de trabalho em 2025.
1- Digitalização e tecnologia
Com
o avanço progressivo da tecnologia digital, as mudanças serão cada vez
mais intensas e aceleradas, e as empresas precisam de profissionais que
saibam lidar com essas inovações.
A demanda por
habilidades digitais, como programação, análise de dados, automação e,
sobretudo, inteligência artificial, continua a crescer à medida que as
empresas buscam inovação e eficiência. Por isso, é essencial não apenas
se adaptar, mas também aprender a usufruir de toda a nova tecnologia que
vem surgindo.
2- Empatia e inteligência emocional
A
empatia, habilidade de compreender e se relacionar com as emoções e
perspectivas dos outros, é essencial para construir relacionamentos
sólidos, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida em geral. Da mesma
forma, a inteligência emocional, a habilidade de reconhecer, entender e
gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros, é
crucial para o sucesso interpessoal.
A empatia é
responsável por promover ambientes mais diversos e inclusivos, uma vez
que é a nossa capacidade de entender e compartilhar as emoções dos
outros, demonstrando compaixão e consideração pelos colegas de trabalho.
O ser humano é diverso e merece ser respeitado em todas as
circunstâncias. Por isso, não há mais espaço, dentro das organizações,
para preconceito e intolerância. As empresas estão em busca de
profissionais que cultivem o respeito e a boa convivência com todas as
pessoas.
3- Trabalho em equipe e colaboração
A
capacidade de colaborar com colegas, entender perspectivas diferentes e
trabalhar eficientemente em equipe é altamente valorizada. Essa
habilidade envolve contribuir em grupos, dar e receber feedbacks
construtivos.
Entre as habilidades a serem
desenvolvidas está a comunicação efetiva, capacidade de se expressar
clara e concisamente, tanto verbalmente quanto por escrito, além de
ouvir atentamente.
A habilidade de resolução de
problemas também é cobiçada no mercado de trabalho e envolve ser capaz
de analisar situações complexas, identificar soluções eficazes e tomar
decisões, muitas vezes pensando de maneira criativa.
4- Gestão do tempo
Na
era da agilidade, tudo acontece ao mesmo tempo. No entanto, o excesso
de informações e conectividade faz com que a nossa capacidade de foco
diminua, o que necessita a gestão eficaz do tempo.
Assim,
a gerir o tempo se torna essencial e significa desenvolver competências
para organizá-lo de modo eficiente e ter a capacidade de priorizar
tarefas.
5- Resiliência
A
resiliência é a capacidade de lidar com desafios, superar obstáculos e
se recuperar de fracassos, aprendendo com as experiências difíceis e os
desafios. Envolve adaptação a mudanças, gerenciamento do estresse,
persistência e determinação, e tomadas de decisão de maneira eficaz.
Fundamental
em todos os pilares da vida, desde o pessoal até o profissional, a
resiliência é uma habilidade que deve ser desenvolvida por todas as
pessoas.
6 - Aprendizado e formação
O
aprendizado contínuo é uma prerrogativa que envolve a disposição e
capacidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos ao longo do
tempo e, para se manter atualizado, é necessário pesquisar as tendências
da sua área, buscando aprender novas formas de fazer o seu trabalho.
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