Iniciativas reforçam compromissos da empresa assumidos como membro da Good Work Alliance, do Fórum Econômico Mundial
Comprometido
em ser um agente de transformação social, o iFood enxerga a educação
como uma poderosa ferramenta para reduzir desigualdades em uma realidade
marcada pela falta de oportunidades, sendo a lacuna no ensino uma das
principais causas desse cenário. Neste contexto, a companhia oferece
oportunidades educacionais às pessoas que fazem parte do ecossistema do
delivery, incluindo entregadores, empreendedores e funcionários dos
estabelecimentos parceiros da plataforma, o que vem gerando crescimento
de renda e perspectivas para essas pessoas.
Entre
os entregadores, 45% afirmam que tiveram um aumento de renda após se
formarem na educação básica por meio do programa Meu Diploma do Ensino
Médio, que oferece bolsas 100% gratuitas para se prepararem ao Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
(Encceja), promovido e validado pelo Instituto Nacional de Ensino e
Pesquisas (Inep). Dos entregadores que se formaram em 2023, 28%
respondeu que está estudando em algum curso após o programa, em pesquisa
realizada pelo iFood.
O
iFood também aposta no Decola, uma plataforma online de aprendizagem
contínua voltada a melhorar o conhecimento dos parceiros,
principalmente, sobre operar no aplicativo e ampliar a renda. Os
entregadores que fizeram os cursos passaram a ter 23% a mais em ganhos
diários. Há atualmente 66 cursos na plataforma, realizados por um milhão
de entregadores.
“Vemos
a educação como ferramenta para gerar redução de desigualdades no nosso
ecossistema. Nossa visão é que todo parceiro que entra no iFood terá
acesso a mais oportunidades por meio do ensino. Acreditamos que esse
investimento é essencial para sermos um agente ativo na transformação
social, promovendo equidade socioeconômica no Brasil e ampliando a
possibilidade de escolha a todos”, afirma Renata Citron, diretora de
Educação do iFood. “As iniciativas vão ao encontro dos compromissos do
iFood que foram assumidos como membro da Good Work Alliance, iniciativa
do Fórum Econômico Mundial, que inclui oferecer acesso universal à
conclusão do Ensino Médio e trilhas de aprendizagem contínua, que é o
Decola, nossa plataforma de cursos rápidos e de graça para apoiar a
jornada digital do entregador”, explica a executiva.
Quando
questionados sobre a importância dos estudos, 84% dos entregadores do
iFood acredita que ter acesso à educação pode impactar positivamente na
carreira no delivery ou em outras áreas.
Meu Diploma do Ensino Médio
Com
o programa, o iFood investe na formação de jovens e adultos que fazem
parte do ecossistema de delivery e não tiveram a oportunidade de
concluir o ensino básico. Cerca de 6 mil entregadores já foram aprovados
nos anos anteriores. Em 2024, o projeto ofereceu 25 mil bolsas de
estudos. Deste total, cerca de 10 mil entregadores prestaram a prova e
aguardam o resultado.
Hoje,
26% dos entregadores cadastrados no iFood ainda não concluíram o Ensino
Médio, o que representa um universo de 120 mil pessoas. Vontade de
estudar não falta: 76% deles tem interesse em finalizar essa etapa de
formação, o que representa aproximadamente 70 mil entregadores da base
ativa da plataforma, segundo pesquisa interna do iFood.
Alguns
buscam alcançar novos voos: 69% tem interesse em fazer faculdade ou
algum curso superior, como é o caso da entregadora Raiane: “Pretendo
ingressar na Faculdade de Medicina Veterinária, por isso, vim concluir
meus estudos”, conta. Entre os participantes, os principais objetivos
para a participação no programa foram: cursar uma educação superior,
conquistar oportunidades de trabalho e promover o desenvolvimento
profissional e pessoal.
Aqueles
que conquistaram o diploma do Ensino Médio por meio do programa relatam
um impacto positivo significativo em suas vidas, como oportunidades de
crescimento (30%), motivação para estudos futuros (25%) e impactos
pessoais e profissionais positivos (20%).
Este
ano, a companhia ampliou o alcance do programa, incluindo, além dos
entregadores, os donos e funcionários de estabelecimentos parceiros, já
que 14% desses empreendedores não concluíram o Ensino Médio. Na edição
2024, 2,6% de todos os inscritos nacionalmente no Encceja faziam parte
do ecossistema do iFood. Cerca de 10 mil parceiros do iFood aguardam o
resultado da prova, que será divulgado em 23/12. As inscrições para a
edição 2025 serão abertas em breve.
Para a sociedade
O
iFood também adota uma visão sistêmica que abrange a educação básica e
tecnológica voltada para toda a sociedade. Para isso, a empresa mantém
parcerias estratégicas com organizações influentes, como Todos pela
Educação, MovTech, e Fundação 1Bi, para promover a educação de forma
mais abrangente.
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