MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de agosto de 2024

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 03/08/2024

 

Marão, o rejeitadão

Pesquisas de consumo interno dizem que o conversador Zerônimo, mesmo mantendo a Bahia como um dos piores estados do país, ainda tem sua gestão aprovada pela maioria em Ilhéus. É o contrário do prefeito Marão, que está mais sujo que pau de galinheiro. Mais da metade da população acha seu governo uma porcaria e não vê a hora de ele ir embora.

Partido pró-ditador assassino

O PT, Partido dos Tributos, na Bahia já tem que tentar explicar a montanha de novos impostos criados por seu cacique Ludrão, os cortes no Bolsa Família, nas verbas da Saúde e da Educação. Agora tem que explicar também porque apoia a ditadura sanguinária de Maduro na Venezuela, e nem dá para fugir. Tem secretário estadual louvando a ditadura.

Comunista de iPhone

É o comunista Davidiçom Magalhufas que, apesar de ser de Itabuna, fez quase nada pela cidade como secretário de Esportes. Até se negou a fazer a reforma do estádio, que a prefeitura está bancando. Ele soltou nota celebrando a “democracia” venezuelana de eleição comprovadamente roubada. Democracia para ele deve ser a "cracia do Demo".

Jockey Club está animado

corrida A gente não pode dar números de pesquisas não registradas, por isso vamos falar de corrida equestre. O pangaré Panquequinha sofreu uma grande desidratação, perdeu fôlego e ficou pra trás. O alazão Castrado está bem na frente e tem muito menos gente que não quer sua vitória do que a do pangaré. Os outros cavalinhos só fazem enfeite na foto.

Vai vencer por uma cabeça

Em Ilhéus o Jockey Club assiste uma corrida mais apertada, com três cavalos liderando o pelotão, o potro Real, a égua Delila e o pangaré Limão. Dois cavalos não aguentaram o tranco e ficaram pelo meio do caminho. Outros estão atrasados demais para incomodar o trio da frente. Se o pangaré não desistir, a decisão deve ficar para o fotochart.

Ouviu o que não queria

Em Canes, Nizão Falecimento mexeu com a mulher errada. Acostumado a quebrar a Câmara e intimidar os colegas, se deu mal ao xingar Monique Mello, que é sobrinha de Almir Mello e não leva desaforo pra casa. "Gritos e insultos não ouço nem de meu pai," avisou. O problema de Nizão é que deve ser demitido pelo povo e ela pode ocupar o lugar dele.

Namoradeira traída

Conhecido por namorar todo mundo e não ficar com ninguém, Capetão Azêdo acabou traído por ACM Neto, que ofereceu o UB justamente para que ele se candidatasse a prefeito. Sem botar fé no Capetão, Neto preferiu aderir a Pancadão da AFI, mesmo sabendo que o partido dele está na base do PT e vai continuar nela na próxima eleição.

Parece mulher de malandro

Capetão Azêdo não aprende com os erros. Foi traído por ACM Neto quando estava no DEM e esqueceu. Foi traído de novo agora no União brasil, com o mesmo ACM Neto. Ele saiu do PDT, quando Isaac entrou nele, para o UB, onde achou que seria candidato. Só para ver Neto apoiar o nome de outro partido e deixar o UB como coadjuvante.

Neutro como pimenta ardida

Diz Capetão Azêdo que "vai ficar neutro", mas só o fato de "ficar neutro" já é um apoio explícito ao opositor de quem queriam que ele apoiasse, ou seja, é o mesmo que apoiar Augusto. Além disso, ele não manda nos eleitores, que vão espalhar seus votos pelos outros candidatos. A dúvida, a partir de agora, é qual será o próximo partido.

Obrigado por nada, Itabuna

O conversador Zerônimo não deve ter uma memória muito boa. Em recente visita a Itabuna disse que "recebeu a mão estendida" da cidade e agradeceu a "grande votação recebida". Como já deve estar sofrendo de Alzheimer, todo dia alguém vai ter que contar a ele que levou uma surra histórica de ACM Neto, que teve 10 mil votos a mais.

Sem futuro garantido

O Solidariedade de Pancadão da AFI é da base do PT no estado. O MDB tem o vice-governador Geraldo Cabeção. Gelado Limões é um petista histórico. Todos eles se juntam a ACM Neto, opositor do PT, para concorrer contra o candidato do PSD, Augusto Castro, partido que é da base do PT. Como eles vão se comportar na disputa de 2026?

Água e óleo misturados

A pergunta foi feita por Andreyver Lima no Conexão Morena, da Morena FM, e não tem resposta. Gelado não tem mais futuro no PT. O MDB vai passar um enorme vexame nas urnas em Salvador e culpará a falta de apoio do PT. Pancadão da AFI não se mostra nem aliado nem opositor ao PT e está sempre junto com ACM Neto. Um balaio de gatos...

O mascote que faz sentido

Tem um pessoal propondo tornar o mico leão o mascote oficial de Ilhéus. Talvez pelo mico de ter um enorme potencial turístico mas até hoje não ser destino. Talvez por ter um polo industrial e até hoje não ter relevância nem estadual no setor. Talvez por ter o comércio onde a frase mais dita pelos vendedores é "não tem, mas em Itabuna voce acha".

G de Vingança com ódio

gelado Cheio de raiva e vingativo, o finado Gelado Limões saiu da tumba para trair o PT e apoiar a oposição ao conversador Zerônimo, se juntando a ACM Neto e Pancadão da AFI. Até indicou o vice, Pé de Pitanga, que pode virar prefeito por 2 anos, já que nada garante que Pancadão não vai sair para federal em 2026 e largar Itabuna na mão dele. Caso eleito...

Tradição de largar no meio

Pancadão da AFI foi eleito para defender seu bairro durante 4 anos. Largou no meio para 'defender Itabuna' como deputado estadual por 4 anos. Quer largar no meio para ser prefeito por 4 anos. Pelo jeito, vai largar no meio se alguém chamar para ser deputado federal. Se for eleito. Aí a cidade fica com o vice que não tem votos para isso. Em tempo, AFI é Ação Fraternal de Itabuna, colégio de elite onde ele fez todo o Fundamental.

Ganhou, Mané

Mané Perfídia foi pra cima e enterrou de vez o finado Gelado Limões, que estava em cova rasa. Perfídia derrotou a dinastia Limões, tomou o diretório e ainda por cima deve se eleger sem problemas e é um dos favoritos para comandar a Câmara em 2025. Enquanto isso, Gelado trai o PT e já sabe que começa 2025 desempregado e esquecido.

Pesadelo em pleno dia

Quando Rui B. Osta pensou que já tinham esquecido da fraude com os respiradores, eis que a PF aparece fazendo busca e apreensão na casa dos cúmplices na Bahia. Uma fonte de Brasília diz que ele está ainda mais emburrado que de costume, com nível máximo de cavalice por achar que o STF devia mandar a PF deixar o caso pra lá.

Vai pedir arrêgo a Ludrão?

A coisa pode ficar feia para o sinistro Rui B. Osta. A PF está finalizando o inquérito sobre a fraude com respiradores da época em que ele presidia o Consórcio Nordeste. Rui mandou comprar os equipamentos numa loja de produtos de maconha alegando que "não sabia porque não fala inglês". Delações premiadas podem dar a ele uma pulseira prateada.

Tem maconha na cadeia?

A dona da Hempcare contou que o então chefe da Casa Civil, Bruno Dausler, pediu superfaturamento de preço para pagar "comissão" à quadrilha, que recebeu informações sigilosas para montar a proposta, e que o negócio era péssimo para o estado. O próprio Dausler entregou que cada detalhe foi ordenado por Rui B. Osta. Tá dando um barato na oposição...

Antes queria o mérito sozinho

Rui B. Osta, que presidia o Consórcio Nordeste, deu dezenas de entrevistas pegando para ele o mérito por comprar os respiradores, assinou os cheques e aprovou a compra, e mandou seu chefe da Casa Civil, Bruno Dausler, intermediar a negociata, com comissão para amigos. Agora Rui reclama de ver seu nome ligado ao caso... Mas os delatores entregaram.

"Só estava cumprindo ordens"

O próprio Dausler entregou à PF que cada detalhe foi feito com ordem direta de Rui. A dona da empresa de maconha onde ele mandou comprar os respiradores disse que Rui sabia de tudo e dava as ordens. No final, o Consórcio pagou por 300 aparelhos que nunca foram entregues. Por sinal, Rui também assinou contrato para comprar a vacina Sputnik V e nunca entregou.

Fraude da vacina russa?

Em 12 de março de 2021, ainda governador, Rui B. Osta assinou o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V contra a Covid, dentro de uma compra de 37 milhões de doses para os estados do Consórcio Nordeste. A promessa era de entrega em abril de 2021, mas nem uma única dose chegou. Quem ficou com o dinheiro?

Era melhor ter ficado

Ilhéus é a cidade dos traídos e dos que voltaram sem nunca ter saído. O atual vice Bebeto Vambora desistiu de sua fraquíssima campanha e aderiu a Ai Dela Dinheiro achando que pelo menos ia seguir a carreira de vice. Inocente... O PT acabou dando a vice para Mangustão, que saiu do PT justamente por causa da imposição de Ai Dela como candidata...

Um dia depois do outro

Antes de desistir e voltar para os braços do PT, de onde saiu para ser candidato a prefeito, Mangustão desceu a lenha no deputado Enrolando o Pinto (PT). Pinto andou dizendo que Mangustão errou ao sair do partido e o agora vice do PT disse que o erro foi de Enrolando. "O PT queria grife, queria marca", disse, só para depois aderir à tal grife...

Pesquisa feita "lá em casa"

O Estado divulgou uma pesquisa que deve sido feita no condomínio de luxo do conversador Zerônimo. Não só diz que ele é aprovado por 63% dos baianos como alega que 37% acham que a segurança pública está uma beleza, contra apenas 33% que enxergam a realidade. Nem parece que a Bahia mata mais de 6 mil baianos por ano, há mais de 18 anos...

Faltou entrevistar esses aqui

A Educação, que tem os piores índices de todo o país, é "aprovada" por 54%, segundo a Quest, que faz pesquisas para o estado frequentemente. A gente fica imaginando como seria se a pesquisa incluísse o pessoal do subúrbio, os alunos das escolas públicas, as cidades do interior que não tem policiamento nem delegado, a família dos mortos na regulação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário