Na região da Grande São Paulo, temperatura média em novembro já está 3º acima da média, e influencia negócios de setores como bebidas e vestuário A decisão de compra e de consumo dos brasileiros é afetada pelas condições do clima que eles irão enfrentar em seu dia a dia, como a atual onda de calor registrada em São Paulo, que já tem um impacto direto sobre as vendas de produtos como bebidas, vestuário e condicionadores de ar. Os dados da Climatempo, maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, mostram que as temperaturas na Grande São Paulo, em novembro estão cerca de 3,8 graus acima da média climatológica desse mês. Até o dia 22, elas atingiram a média de 30,7 graus, em comparação a 26,9 graus da média. As ondas de calor no Brasil têm efeito direto sobre as vendas de bebidas geladas. Segundo dados da Climatempo, elas sobem mais de 40%, especialmente as não alcoólicas, incluindo a água. Nas roupas de verão, o incremento é de 9% em períodos de calor intenso. Já no caso da cerveja, cada aumento de 0,5oC na temperatura média diária pode levar a um aumento de 1,5% nas vendas. Uma demonstração de como os hábitos dos consumidores são influenciados cada vez mais pelo clima é que ao menos 17 milhões de pessoas que consultam diariamente o portal da Climatempo para olhar as previsões de tempo e decidir o que irão comprar ou fazer. A relação entre o clima e as vendas é atestada diariamente por marcas de diferentes segmentos. “O consumidor é cada vez mais influenciado pelas variações do clima, à medida que elas são cada vez mais intensas. Há uma preocupação em saber o que se pode esperar do tempo no decorrer do dia. Por isso, os consumidores, assim como as marcas, estão buscando se antecipar a esses fenômenos planejando suas atividades ou a gestão dos negócios a partir das previsões meteorológicas”, conta Willians Bini, meteorologista e Head de Comunicação da Climatempo. Ele observa que fabricantes de bebidas aproveitam as mudanças climáticas como oportunidade não só para vender mais, mas também para desenvolver produtos sazonais ou novos sabores alinhados às preferências dos consumidores em cada situação de clima. Da mesma forma, as redes de supermercados, bares, restaurantes reforçam seus estoques de acordo com o que se espera do clima. As atividades ao ar livre e mesmo o turismo também são definidas levando-se em conta como o tempo irá se comportar. Estudos apontam que um aumento de 1oC na temperatura média anual pode elevar o turismo em áreas naturais em até 10%. Já picos de calor em cidades que não costumam registrar altas temperaturas podem reduzir o fluxo de turistas em até 30%. “O planejamento das empresas com base nas previsões meteorológicas torna-se crucial, pois o estoque de itens sazonais como roupas de verão e bebidas precisa ser ajustado de acordo com as projeções climáticas para otimizar as vendas”, explica o Head de Comunicação da Climatempo. “Possuir informações específicas, que permitam prever com antecedência o comportamento do clima, torna-se cada vez mais estratégico para as marcas”, destaca. Uma pesquisa da IBM, também mostrou a estreita relação entre clima e consumo: segundo ela, 70% das decisões de compra são influenciadas pelo clima. Sobre a Climatempo A Climatempo é a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina. Desenvolve serviços de análises e previsões climáticas para empresas e instituições da área pública e privada, com serviços especializados que atendem mais de 22 setores de atividades, como energia, mineração, agronegócio e logística, entre outros. Para o público em geral, fornece informações sobre o clima por meio do seu website e aplicativos, e boletins com previsão do tempo para diversos veículos de comunicação. Juntos, esses canais somam 20 milhões de usuários mensalmente. Comprometida com a inovação, foi a primeira empresa privada a oferecer análises climáticas customizadas no mercado brasileiro e, em 2015, instalou o LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), para atuar na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Fundada em 1988, a Climatempo foi adquirida, em 2019, pela StormGeo, empresa líder global em serviços de inteligência meteorológica e suporte à decisão, sediada na Noruega, com presença em 15 países e 515 funcionários, e que, desde 2021, integra o grupo Alfa Laval, líder global no fornecimento de produtos nas áreas de transferência de calor, separação e manuseio de fluidos.
Informações à imprensa: GPCOM Comunicação Corporativa Mário César de Mauro – mariocesar@gpcom.com.br – (11) 99643-1287 Nando Rodrigues - nando@gpcom.com.br – (11) 98765-0736 Giovanna Picillo – giovannapicillo@gpcom.com.br (11) 3129-5158 |
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