A
CHANDON não simplesmente está no Brasil; ela é do Brasil. Mais do que
uvas, com práticas de viticultura sustentável, compromisso com a
qualidade e sua a comunidade, cultiva o orgulho de ser brasileira.
A CHANDON,
primeira vinícola dedicada exclusivamente à elaboração de espumantes,
celebra 50 anos no Brasil neste ano. Reconhecida pelo seu espírito
pioneiro e inovador, a marca integrou ao longo de sua presença no país
uma visão global com olhar local. Comprometida com a comunidade e com a
sustentabilidade, a CHANDON desenvolveu
práticas agrícolas de preservação do ecossistema e manutenção da
biodiversidade brasileira, destacando-se também pela sua abordagem
criativa para a enologia com métodos únicos de assemblage, maturação e
elaboração que resultam em espumantes excepcionais.
A CHANDON foi
fundada na Argentina em 1959 por Robert-Jean de Vogüé, um pioneiro com
visão, coragem e determinação para redefinir a categoria e criar vinhos
espumantes excepcionais em terras inesperadas. "A partir de seus
surpreendentes vinhedos, cuidadosamente escolhidos e localizados em
quatro continentes, elabora espumantes e experiências excepcionais, de
forma preciosa e colaborativa, em direção a um futuro sustentável e
responsável. Sua influência se estende globalmente, sendo um domínio
onde o sol nunca se põe – uma referência à sua presença constante e
abrangente. É a mais local das marcas globais. Com uma rede colaborativa
de 16 enólogos de 7 nacionalidades, que compartilha conhecimentos,
percepções e expertise, enraizados na celebração das nossas comunidades
locais. Em 1973, chegou ao Brasil e à Califórnia, ambos celebram este
ano 50 anos de história."
No Brasil, a CHANDON foi
pioneira em diversas iniciativas que marcaram e desenvolveram a
viticultura nacional. Com práticas bem estabelecidas em
sustentabilidade, a CHANDON é
a primeira vinícola de espumantes no Brasil a conquistar o certificado
em viticultura sustentável, PIUP - Produção Integrada de Uvas para
Processamento, em seu vinhedo próprio localizado em Encruzilhada do Sul.
Adota práticas sustentáveis, tais como manejo do solo com cobertura
vegetal permanente, uso preferencial de adubos orgânicos aos minerais,
preservação da biodiversidade em áreas úmidas e bosques nativos e
reciclagem de resíduos. Além disso, a marca também se dedica a projetos
de conservação da biodiversidade, como o resgate de mudas de Butiá
odorata, visando a preservação do ecossistema e uso sustentável da
palmeira.
Com uma herança enraizada no desenvolvimento dos viticultores e na valorização da comunidade local, a CHANDON se
destaca como uma marca que transcende o tempo. Desde suas origens, ela
tem se dedicado não apenas à excelência na elaboração de espumantes, mas
também a nutrir e fortalecer os laços com a comunidade de viticultores
locais. Esses parceiros desempenham um papel fundamental na construção
da identidade da CHANDON,
no passado, no presente e no futuro. Cada taça reflete não apenas a
expertise em vinificação, mas também a união de esforços e aprendizados
compartilhados que moldam a trajetória da marca.
Ao longo de sua jornada, a CHANDON teve
marcos importantes de lançamento de produtos para celebrar a sua
história. Chandon Excellence e Chandon Passion surgiram para brindar os
25 anos de Brasil! O Excellence, apresenta a expressão máxima da marca, e
o Passion foi especialmente desenvolvido para o paladar dos
brasileiros. Em 2021 um mundo de possibilidades se abriu, e a CHANDON lançou a sua nova identidade de marca, especialmente criada para reforçar as raízes e o propósito da CHANDON,
trazendo o orgulho de ser brasileiro estampado no seu rótulo. Em 2022,
lançou o Chandon Blanc de Noir, seu primeiro espumante extra brut 100%
Pinot Noir elaborado com práticas de viticultura sustentável que atesta a
responsabilidade social da CHANDON em
todas as etapas da elaboração, desde o plantio até o engarrafamento. E
para celebrar os 50 anos de Brasil, trará novos lançamentos em edições
limitadas que serão revelados em outubro, o mês de comemorações do
aniversário da marca.
Para essa celebração do seu legado e conquistas nesses 50 anos no Brasil, a CHANDON também
apresenta uma campanha especial com um calendário de comemorações com
diversas iniciativas que serão reveladas até o dia 29 de outubro, o dia
do grande brinde do seu aniversário.
As
celebrações se iniciaram no dia 22 de agosto, com um jantar harmonizado
no Aya Hub em São Paulo, para imprensa e influenciadores da Comunidade
Chandon, com a presença da Diretora Geral da Chandon Brasil, Catherine
Petit e do enólogo-chefe da Chandon Brasil, Philippe Mével para um
preview das celebrações deste aniversário. Para tornar esse momento
ainda mais especial, houve um brinde com o lançamento da edição limitada
de Chandon Excellence Magnum Safra 2011, a expressão máxima da marca,
com apenas 800 garrafas numeradas, acondicionadas em caixa de madeira
feita artesanalmente e com certificado assinado por Philippe Mével.
O
estilo do Chandon Excellence origina-se na arte de combinar vinhos base
das uvas Pinot Noir e Chardonnay, provenientes de vinhedos próprios
certificados em práticas sustentáveis; personalidade da safra 2011 e
método único de elaboração da Chandon somado a mais de 10 anos de
maturação. Resulta uma cuvée singular, ricamente estruturada, de paladar
untuoso e equilibrado, com persistência final longa e única.
Após um período de consolidação do padrão e estilo de Chandon Excellence, a CHANDON encontrou
um momento de experimentar! E elaborou lotes safrados de Chandon Magnum
Excellence, com assemblages especiais para cada safra, que foram
deixados por mais de 10 anos evoluindo no tanque e na garrafa e desde
2020 iniciou-se uma jornada de lançamento de 5 lotes em comemoração aos
50 anos da Chandon no Brasil. Em outubro, será revelada uma edição
especial de uma coleção destas 5 safras de garrafas Chandon Excellence
Magnum como um marco dessa trajetória!
Em
celebração aos 50 anos, haverá eventos exclusivos e novas experiências
aos seus consumidores, com benefícios especiais para os membros da
Comunidade CHANDON. A marca convida a todos para se cadastrarem em sua comunidade, www.chandon.com.br/newsletter e receber em primeira mão as novidades e benefícios exclusivos da marca.
Entre
as iniciativas de celebração dos 50 anos no Brasil, uma que se destaca é
a reabertura para visitantes em sua adega em Garibaldi, que passa a ser
chamada de Casa Chandon Garibaldi. Assim a Chandon se aproxima cada vez
mais dos seus consumidores e da sua comunidade, oferecendo experiências
de degustação para explorar todos os estilos de espumantes da marca, do
carro chefe Chandon Réserve Brut até o Chandon Excellence, passando
pelo Chandon Blanc de Noir, dentro de nossa sala de degustação perto do
nosso vinhedo. A Casa Chandon Garibaldi também oferece um cardápio de
Chandon em taça no terraço com vista para os vinhedos, encerrando a
experiência na nossa boutique, onde os visitantes poderão encontrar toda
a linha de nossos espumantes excepcionais e edições limitadas
exclusivas.
A CHANDON tem
um olhar e compromissos para o futuro. Com isso, está cada vez mais
investindo em sustentabilidade e no relacionamento com as pessoas para
um futuro mais verde e mais ético. É uma marca global, com o compromisso
com a comunidade local, a biodiversidade e a valorização do paladar do
brasileiro. Seu DNA está enraizado na cultura do Brasil, observa o país
como um todo e abraça os seus valores e celebrações. Tem um compromisso
muito forte no desenvolvimento de pequenos produtores locais com
práticas de sustentabilidade, assumindo um papel de agente de
transformação da viticultura brasileira.
“O
envolvimento com nossas equipes e comunidades é primordial para nós.
Nossa cultura é solidária, aberta e respeitosa, pautada em iniciativas
de envolvimento com as comunidades locais e projetos de biodiversidade,
nos esforçamos para ser o mais sustentável possível. Valorizamos os
cuidados com a terra e as pessoas, enfrentando os desafios como
oportunidades. Somos inspirados e inspiradores, não ficamos parados, a CHANDON
tem um olhar corajoso e pioneiro para o mundo e para o futuro, vamos
sempre além, seja em lançamentos ou em experiências como a Celebração
dos 50 anos no Brasil! “diz Catherine Petit, diretora geral da CHANDON Brasil.
SOBRE CHANDON
A CHANDON
faz parte da Maison LVMH, foi fundada na Argentina em 1959
por Robert-Jean de Vogüé, um pioneiro com visão, coragem e
determinação para redefinir a categoria e criar vinhos espumantes
excepcionais em terras inesperadas. Agora abrangendo quatro continentes,
com vinhedos na Argentina, Califórnia, Brasil, Austrália, China e
Índia, é o maior empreendimento de espumantes do mundo e o único domínio
em que o sol nunca se põe. Com base em uma rede colaborativa de
dezesseis enólogos de sete nacionalidades, promove novos terroirs,
métodos inovadores e uma visão sempre curiosa que felizmente une
diversas terras e povos. Em 1973 chegou ao Brasil e foi pioneira em
diversas iniciativas que marcaram e desenvolveram a viticultura
nacional, e em 2023, celebra 50 anos da sua história.
CHANDON celebrando um mundo de possibilidades.
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SAC Chandon: 11 3062-8388
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