O
sistema de PDV – Ponto de Venda – foi revolucionário quando surgiu, há
cerca de 50 anos, ajudando comerciantes com a análise de vendas e
controle de estoque. Desde então, a tecnologia vem se aprimorando; um
estudo recente de mercado da consultoria Quince Market Insights apontou
que o mercado de PDV móvel deve chegar ao valor de US$ 101 milhões em
2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,39%.
De
forma resumida, a tecnologia de PDV móvel leva o sistema para
dispositivos como smartphones, tablets e demais máquinas portáteis,
entregando na palma das mãos do lojista todo o estoque da rede, contando
com lojas físicas, e-commerce e centros de distribuição. Nos dias de
hoje, é uma contribuição indispensável para o varejo omnichannel e já
amplamente utilizado, popularizado pelas enterprises, companhias de
grande porte e com operações de alta complexidade.
"Observamos
o uso do PDV móvel pelas enterprises há algum tempo, para diminuir
filas em lojas, fazer trocas, devoluções, cadastros de clientes, entre
outras atividades. Mas, nos últimos anos, o uso da tecnologia por PMEs
também aumentou significativamente. Um dos motivos para essa
movimentação pode ser o barateamento da solução desde a sua
popularização, em meados de 2016", aponta Andrei Dias, head de vendas
da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo.
O
PDV móvel oferece uma série de vantagens tanto para as empresas quanto
para os consumidores. Com ele, empresas podem reduzir os custos
relacionados à infraestrutura, como aluguel de imóvel, manutenção e
equipamentos específicos, dando mais possibilidades para quem quer
empreender e não quer gastar com um espaço físico. Além disso, a
multifuncionalidade possibilitada pelos dispositivos móveis permite que
os vendedores estejam presentes em diversos locais, como eventos, feiras
e até mesmo nas ruas, ampliando as oportunidades de venda.
"Hoje,
as empresas não se veem mais sem a versatilidade proporcionada pelos
PDVs móveis. Se, antigamente, os pontos de venda eram estritamente
físicos, encontrados nos terminais das lojas e comércios, com o avanço e
a disseminação dos aparelhos móveis, as enterprises passaram a
aproveitar da união dos recursos para aumentar a conveniência das
operações de venda. Com o sucesso das operações, difundiram uma solução
revolucionária e flexível às jornadas de compra, tornando-a finalmente
acessível a todas as pequenas e médias empresas”, finaliza o executivo.
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