Serão quatro óperas apresentadas ao vivo direto do Teatro Amazonas; a primeira peça “Anna Bolena” será transmitida em 5 de maio
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Na
esteira das comemorações do aniversário de três anos e do
fortalecimento de parcerias e intercâmbio cultural com outros estados, a
plataforma #CulturaEmCasa transmite em maio a 25ª edição do Festival
Amazonas de Ópera (FAO), o maior do gênero da América Latina. Essa é a
primeira vez que o FAO passa a ser transmitido ao vivo para além das
redes sociais do governo do Amazonas. “Anna Bolena” de Gaetano Donizetti
inaugura a série, em 5 de maio. A plataforma #CulturaEmCasa é uma
iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo de
São Paulo e pode ser acessada também por aplicativo, disponível no
Google Play e Apple Store.
De
acordo com Nina Dutra, coordenadora de Difusão Digital da Amigos da
Arte, gestora da plataforma #CulturaEmCasa, a iniciativa reforça o plano
para 2023. "Chegamos ao sul com parcerias com Curitiba e Rio Grande do
Sul, ao nordeste com o Ceará e ao sudeste com o Espírito Santo,
recebemos com muita expectativa agora o Amazonas, primeiro estado do
norte do país ao qual nos unimos, e justamente para apresentação desse
festival tão singular e importante para a nossa cultura”.
Serão
quatro apresentações. Na sequência de “Anna Bolena”, a plataforma
transmite direto do Teatro Amazonas “O Contractador dos Diamantes” de
Francisco Migonone (7), "Piedade" de João Guilherme Ripper (24/5) e
"Peter Grimes" de Benjamin Britten (25).
“A
parceria entre o 25° Festival Amazonas de Ópera e a plataforma
#CulturaEmCasa é muito bem-vinda, porque soma em vários aspectos, mas
principalmente pela difusão cultural que proporciona, gerando ainda mais
visibilidade ao nosso festival, consolidado mundialmente como o maior
do gênero da América Latina", afirmou o secretário de Cultura do
Amazonas, Marcos Apolo Muniz. "Certamente, a transmissão ao vivo do 25°
Festival Amazonas de Ópera na #CulturaEmCasa vai encantar e emocionar
milhares de pessoas, a ferramenta dá andamento ao trabalho de divulgação
dos nossos conteúdos e reforça a democratização da cultura do estado”,
completa.
A
plataforma #CulturaEmCasa foi lançada em 21 de abril de 2020. Desde
então, cerca de 8,3 milhões de pessoas foram impactadas pelos mais de 5
mil conteúdos já foram disponibilizados pela #CulturaEmCAsa, a maior
plataforma cultural gratuita da América Latina.
O
FAO é uma realização do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de
Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento
Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do
Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.
Parceiros
As
produções da #CulturaEmCasa contam atualmente com 14 parceiros, entre
governos estaduais – Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul - ,
secretaria de Turismo da capital paulista, Theatro Municipal de São
Paulo, e programas, como o Bando de Teatro de Olodum, o Cine Petra Belas
Artes, a Universidade de São Paulo (USP), a Organização das Nações
Unidas (ONU), o MIT, os consulados da Índia e da China e o Instituto
Brasileiro de Museu (Ibram).
Para
2023, além do Amazonas, o governo da Bahia está na mira da plataforma.
No ano passado, foram fechadas parcerias com a Apple, Now, Arte 1, Music
Box Brasil e Itaú Cultural Play.
Inúmeros
festivais nacionais e internacionais passaram a fazer parte da
plataforma também. Entre eles, o Festival de Inverno, Festival de Verão e
Festival de Primavera de Campos do Jordão (SP), a Feira Preta, a Expo
Dubai 2022, o FLIV – Festival Literário de Votuporanga, o Cinema Negro
em Ação (três edições), a Festa do Imigrante (Memorial da América
Latina), o Projeto Espetáculo (Fábricas de Cultura), o Festival do
Subúrbio (festival de teatro periférico), os festivais diversos de
música do Conservatório de Tatuí, o Mix Brasil, o Festival Mucho, a
Mostra Mundo Filmicca, a Mostra de Documentários Indianos.
Amigos da Arte
A
Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão
do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de
Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda
#CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São
Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança,
teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da
Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por
meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos
culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização
desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de
pessoas.
Pridea Comunicação
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