MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Árvore ajuda escolas a inserir tempo de tela de qualidade na rotina de ensino dos alunos

 


Plataforma engaja usuários e oferece experiência segura com indicações de conteúdos de acordo com cada ano escolar

Nos últimos anos, a preocupação com os riscos de exposição às telas virou um dos alertas para os responsáveis de jovens e crianças. Especialmente no período da pandemia, os equipamentos eletrônicos se tornaram, na grande maioria das vezes, fonte onipresente de entretenimento e lazer, e ferramenta fundamental para os estudos - ainda sendo muito utilizado, mesmo com a volta das aulas presenciais. Neste cenário, a Árvore reafirma a posição de ser um meio para aproximação entre professores, pais e alunos, uma vez que usa os dispositivos tecnológicos para estimular o tempo de qualidade das telas por meio da leitura.

Pesquisas* recentes apontam que o uso produtivo de tecnologia com consumo de conteúdos relevantes é tão importante quanto a quantidade de exposição. Em consonância, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a relevância da cultura digital, seus impactos na atualidade e ressalta que ensinar crianças e adolescentes a dominarem os recursos tecnológicos com o desenvolvimento do senso crítico e ético é imprescindível para a obtenção, consumo, produção e publicação responsável. Também afirma que um dos benefícios de aproximar este universo nas salas de aula é a possibilidade de levar estudantes a participarem de comunidades de aprendizado em rede, possibilitando diferentes trocas de experiências.

Nesse sentido, o alinhamento das escolas à BNCC tem fomentado a construção do letramento e da cidadania digital, e se tornam figuras fundamentais para inserir mais tempo de qualidade nas telas dos alunos. Por isso, para apoiar gestores e professores, a Árvore se apresenta como uma solução gamificada que, de forma lúdica, oferece um vasto acervo, com mais de 40 mil obras, de diversos temas e autores. Esta grande variedade de livros, artigos e matérias, facilitam o acesso a diferentes gêneros textuais e permite maior interdisciplinaridade de assuntos. As escolas parceiras também recebem sugestões de projetos e abordagens com metodologias que combinam a leitura na plataforma com atividades offline, como gincanas e concursos, desenvolvidas por uma equipe pedagógica. Além disso, para assegurar que os estudantes não sejam expostos a conteúdos que não são recomendados para a sua faixa etária, a Árvore conta com um rigoroso processo de curadoria e catalogação, casados com a inteligência da plataforma para fazer recomendações individualizadas, tornando a experiência de leitura mais personalizada e significativa.

A edutech incluiu recursos para minimizar impactos e levar mais conforto para os olhos dos usuários, como mudança de fonte, alteração no tamanho da letra e ajuste da cor do fundo de tela. Pesquisas da Árvore mostraram que, na Educação Infantil, os pequenos leitores levam menos de 15 minutos para realizar a leitura de um livro e, nos Anos Iniciais, entre 20 e 30 minutos, tempo que fica ainda abaixo do que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda para cada uma dessas faixas etárias*. A mediação de um responsável também é peça chave para garantir a melhor experiência na interação com a plataforma. 

"Quando meu filho descobriu que tinha o poder da tela para ler passou a se sentir muito mais confortável. Eu vejo que o digital para ele e para mim foi uma explosão.", comenta Danielle Oliveira, mãe do Danilo Oliveira do Colégio Sementinha, de Duque de Caxias - RJ.

A pandemia mostrou que a tecnologia veio para ficar. Segundo dados da TIC Educação 2020, o uso de plataformas digitais para fins de aprendizado subiu de 22% em 2016 para 66% em 2020. Neste cenário, restringir a sua importância é limitar os alunos a um ensino do século passado. O papel dos educadores e sua importância na mediação das aprendizagens também ficou mais evidente. Dessa forma, a Árvore se coloca como uma parceria valiosa para escolas e educadores na implementação de um uso equilibrado da tecnologia, com segurança e objetivos claros, expandindo as possibilidades pedagógicas com intencionalidade e inovação.

*Impacts of Technology use on Children: Exploring literature on the brain, cognition and wellbeing (OCDE - 2019); The heald impacts of screen time: a guide for clinicians and parentes. Royal College of Paediatrics and Child Health (2018); L’enfant et les écrans. Acad. Scienses (2013).

*Diretrizes da SBP: até 1h por dia para 2a-5a; 1-2h por dia para 6a-10a

Sobre a Árvore

A Árvore é uma solução digital completa em formação leitora, presente em escolas públicas e privadas de todo o país. Incentivamos a leitura de forma integral para preparar os alunos para o futuro, com uma solução conectada com a linguagem das novas gerações que engaja através da gamificação. Contamos também com inteligência de dados, na qual a nossa biblioteca faz recomendações de leitura com segurança e traz relatórios que ajudam os educadores a acompanhar a aprendizagem. Disponibilizamos um acervo incrível e diversificado de livros e audiolivros de mais de 600 editoras na Árvore Livros, além de acervo em Inglês que prepara para os desafios de um mundo globalizado. Na Árvore Atualidades os alunos têm acesso a jornais e revistas de mais de 80 países para formar o pensamento crítico.

Recentemente, lançamos o programa digital de educação socioemocional “Sentir”, que tem a leitura como fio condutor para desenvolvimento dessas competências. Para os educadores oferecemos suporte pedagógico em sequências didáticas, atividades prontas e trilhas de leitura, no apoio dessa formação.

Contato:

InPress Porter Novelli - Assessoria Árvore

Mariana Aimée (mariana.aimee@inpresspni.com.br) Tel.: (​21) ​3723-8087

Camila Coimbra (camila.coimbra@inpresspni.com.br) Tel.: (21) 3723-8121

Nenhum comentário:

Postar um comentário