EDUCAÇÃO / CARREIRA
Novos mercados: dominar outro idioma facilita a internacionalização de negócios, afirma especialista
Segundo
Reginaldo Boeira, CEO da KNN, uma das maiores redes de escolas de
idiomas do Brasil, a fluência em inglês, e até mesmo espanhol, são
vantagens competitivas que os empreendedores têm na expansão de seus
negócios.
Novembro, 2022 -
Dominar um segundo ou terceiro idioma pode contribuir para a geração de
novos negócios e a expansão das fronteiras de empresas, é o que afirma o
especialista em idiomas Reginaldo Boeira, CEO da KNN, uma das maiores
redes de escolas de idiomas do Brasil com cerca 180 mil alunos em todos
os estados do país. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do total de empresas exportadoras
34,4% eram micro e pequenos negócios em 2021, além de responder por 72%
dos empregos gerados no Brasil. Para Boeira, as pessoas que falam outro
idioma além do português, como: inglês, francês, espanhol ou até mesmo
alemão têm mais facilidade na hora de negociar com representantes de
outros países, o que contribui para o crescimento econômico através da
expansão internacional de negócios.
“O
mercado no Brasil é gigantesco, interminável, entretanto, você vender
em real é uma coisa, em dólar e euro é outra. Existe uma grande
oportunidade para que os brasileiros desbravem o mercado lá fora.
Dominar outra língua traz independência porque a pessoa pode pesquisar
sozinha sobre o seu próprio negócio e estar atento às oportunidades de
um mundo sem fronteiras. Poderíamos ver um ‘boom’ ainda maior de
pequenas empresas aproveitando as facilidades do mundo globalizado se
mais pessoas fossem bilíngues”, comenta Boeira.
Apesar
de apenas 5% da população brasileira falar inglês, segundo pesquisas, o
aumento na procura pelo aprendizado de um novo idioma tem sido
observado. A KNN Idiomas registrou crescimento de 20% em 2021 e projeta
mais 20% para 2022. O número de alunos também saltou de 150 mil para 180
mil alunos nos últimos meses. “O país tem um baixo percentual de
pessoas que falam inglês, mas cada vez a população está se
conscientizando da importância de um segundo idioma e tem buscado esse
tipo de formação”, detalha o especialista.
Cresce a procura pelo espanhol
Com
acordo comercial que reduz tarifas entre Brasil, Argentina, Paraguai e
Uruguai, além de outros países associados como Bolívia, Chile, Peru,
Colômbia, Equador e Venezuela, um dos blocos econômicos mais importante
para a América Latina, o Mercosul, também gera reflexos na procura por
idiomas e oportunidades para quem fala o espanhol.
“Hoje,
cerca de 80% dos alunos estão matriculados no curso de inglês, mas
percebemos um aumento na procura pelo espanhol, principalmente do ano
passado para cá. Com certeza, esse é um reflexo da parceria comercial
que o Brasil possui com outros países da América Latina e da busca por
estudos no exterior em países vizinhos, mas também da visibilidade que a
cultura latina tem ganhado, inclusive por meio da indústria do
entretenimento, como músicas, séries e filmes,” explica Reginaldo
Boeira.
Sobre Reginaldo Boeira
Reconhecido
pela sua diferenciada visão empreendedora e sucesso baseado no sistema
de gestão humanizada, Reginaldo Boeira detém empresas de diversos
setores, entre elas, a KNN, que entrou para o segmento de franquias em
2014. Hoje, a rede tem 565 escolas abertas em todos os estados
brasileiros e a expectativa é fechar o ano com 900 escolas (abertas e
negociadas) e chegar a, aproximadamente, 180 mil alunos (hoje são 155
mil). É autor do livro “Quando o sucesso é a única opção” que traz um
método inovador de ensino focado no empreendedorismo.
https://www.instagram.com/reginaldoboeira/ | https://www.instagram.com/knnidiomasbrasil/
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