“O
varejo está passando por uma ‘supernova’. Mas não é o varejo que vai
explodir, e sim aquela ideia antiga do varejo tradicional”! A afirmação
foi feita por um dos mais importantes especialistas de varejo e shopping
centers do país e diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho,
durante apresentação na Feira Brasileira do Varejo, na tarde de ontem,
dia 26, na Fiergs.
Luiz Alberto Marinho na FBV. Foto: Luciane Rocha Martins.
Com
o tema: “O futuro das lojas e dos shoppings centers”, o especialista
destacou que o varejo do futuro é omnichannel, com a fragmentação dos
canais de venda. “Na pandemia, o digital entrou mais na vida das
pessoas. Hoje, o consumidor quer a integração do on e do off-line, quer
ter a opção de ver a live de um produto, ir na loja experimentar, voltar
para casa e comprar pela internet. Ele não precisa escolher um canal ou
formato, pode navegar entre ambos naturalmente”, explicou.
Marinho
também ressaltou que as novas gerações acham os lugares de compras
entediantes, e precisam de um estimulo para ir até o local. É aí que
entra a integração entre conteúdo, interatividade, centros comerciais
com atrativos de entretenimento, cultura e comércio. “Em oito anos, a
geração Z e a Alpha vão representar quase 50% da população brasileira e
também da americana. Esse público precisa ser conquistado e por isso é
necessário repensar a natureza do varejo”.
Para
ele, outro ensinamento da pandemia foi de que trabalho não é onde se
está, mas sim o que se faz. “Compra não é a loja onde se vai. É possível
fazer essa transação de qualquer lugar e em qualquer hora, seja no
online, no metaverso, no T-commerce, mobile, entre outros. Isso não fará
com que a loja física morra. Pelo contrário, representa um
renascimento”.
Durante
a apresentação, salientou que o presencial deve ser uma experiência
única e a base de dados dos clientes precisa estar atualizada para
personalizar essa relação, aumentando a conversão. “Muitas vezes, a
pessoa quer o que não sabe. A loja pode ser um teatro de descobertas”.
Nessa
linha, o shopping center deixa de ser lugar de compra e passam a ser o
que os especialistas chamam de terceiro lugar. O primeiro é a casa e o
segundo, o trabalho. “O shopping será uma plataforma de conexão entre
quem quer comprar e quem quer vender, mas também um local de
socialização, onde se vive, trabalha, brinca e compra. Isso é
varejoterapia ou a Disneyficação do shopping”, finalizou.
Luiz
Alberto Marinho veio a Porto Alegre para a Feira Brasileira do Varejo a
convite do Pontal Shopping. O empreendimento está sendo construído
dentro do primeiro Life Center do Sul do Brasil, o complexo multiuso
Pontal, em frente a orla do Guaíba – um dos principais cartões postais
de Porto Alegre, com idealização pela SVB Par. A previsão é de que em
novembro deste ano as operações estejam em pleno funcionamento.
Mais informações:
Luiz
Alberto Marinho atuou em algumas das melhores agências de publicidade
do país, como a J.W. Thompson, DPZ e Almap/BBDO. Em 1990, ingressou na
área de shopping centers, tendo sido gerente de Marketing do
BarraShopping e Fashion Mall, no Rio de Janeiro, Plaza Shopping, em
Niterói, e ParkShopping, em Brasília. Ao longo da carreira, foi nomeado
diretor nacional de Marketing da Comapps, diretor da Associação
Brasileira de Anunciantes – ABA, coordenador do Comitê de Varejo da
Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD e fundou a BrandWorks.
Em 2012, uniu-se ao Grupo Gouvêa de Souza, formando a Gouvêa Malls.
Atualmente, é instrutor do International Council of Shopping Centers.
Foi
colunista de importantes veículos de comunicação, tendo sido eleito
“Melhor Jornalista de Propaganda e Marketing do País”, pelo Prêmio
Comunique-se, em 2011. É co-autor dos livros Omniera, Marketing Direto
no Varejo e Gigantes das Vendas. Já fez palestras em todo o Brasil e no
exterior, em países como Estados Unidos, Portugal, México, Argentina,
Colômbia, Venezuela, Uruguai, Chile, Peru, Equador, El Salvador,
Guatemala, Paraguai e República Dominicana.
Para visualizar imagens em alta definição, clique aqui.
Insider2 Comunicação
Beti Sefrin – Comunicóloga
E-mail: beti@insider2.com.br / Fone (51) 99981.6677
Luciane Rocha Martins – Jornalista Responsável
E-mail: luciane@insider2.com.br / (51) 99658.7409
Data: 27/05/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário