MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Sustentabilidade ambiental do solo e mudanças climáticas: desafio para América Latina e Caribe

 

Logo IICA



Região está entre as mais ricas em recursos naturais e biodiversidade e concentra 23% das terras potencialmente cultiváveis e 31% da água doce do planeta, mas cerca de 49% do território estão expostos à erosão hídrica e 56% das terras, afetadas pela degradação química do solo. Isso ameaça a capacidade dos países de satisfazer de maneira sustentável a demanda alimentar

Brasília, 15 de abril de 2021 (IICA) - No dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril, a representação no Brasil do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) estende a todos o convite da representação no Paraguai para assistir à conferência, em formato digital “Sustentabilidade Ambiental do Solo e Mudanças Climáticas: um desafio para América Latina e Caribe”, a ser proferida na próxima terça-feira, dia 20 de abril, às 10:30h (Paraguai) e às 11:30h (Brasil) por uma das maiores autoridades em ciências do solo, Rattan Lal, ganhador do Prêmio Mundial de Alimentação 2020. Lal é professor da Universidade do Estado de Ohio e Embaixador de Boa Vontade do IICA. 

 

A atividade será realizada como marco do acordo geral da cooperação técnica recentemente firmado entre a Universidade Nacional de Assunção (UNA) do Paraguai e o IICA e será transmitida em inglês, com tradução para espanhol, simultaneamente a universidades da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Também será transmitida pelas redes sociais da UNA e do IICA (Facebook e Twitter).


OBS: Atente para o horário no Brasil, às 11h30

Em dezembro do ano passado, o IICA e o professor Lal lançaram a iniciativa “Solos Vivos das Américas”, com o objetivo de articular esforços públicos e privados no combate à degradação dos solos, um fenômeno que ameaça minar a capacidade de atender, de maneira sustentável, a demanda por alimentos.

 

A expectativa é que, durante a conferência de Assunção, haja ampla participação de autoridades universitárias e ministeriais, docentes, graduados, estudantes, representantes de instituições públicas e privadas, empresários, produtores rurais e funcionários de organismos internacionais do Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai. 

 

Este mês, o Chile também somou-se à iniciativa, que busca reforçar a posição da América Latina e do Caribe como uma das principais regiões produtoras e exportadoras globais de alimentos, condição que requer a melhoria da qualidade do solo, o que é imprescindível para aumentar a segurança alimentar e nutricional no mundo. Além disso, solos saudáveis ajudam a mitigar os efeitos nocivos da mudança do clima.


A América Latina e o Caribe estão entre as regiões mais ricas em recursos naturais e biodiversidade do mundo e concentram 23% das terras potencialmente cultiváveis e 31% da água doce do planeta.  No entanto, cerca de 49% do território da região estão expostos à erosão hídrica e 56% das terras, afetadas pela degradação química do solo. Isso ameaça a capacidade dos países de satisfazer de maneira sustentável a demanda alimentar. 


O solo é um recurso natural fundamental para o desenvolvimento do ser humano e dele dependem a saúde, a água, o ar, os animais, as plantas e todos nós.  Manter a saúde das terras cultivadas é hoje um dos desafios mais importantes da agricultura nas Américas 


Para mais informações sobre o trabalho do Dr. Lal e a parceria com o IICA, assista à entrevista concedida ao programa AgroAmérica, parceria do IICA com o canal AgroMais.

 

Para acesso à transmissão da Conferência: https://fb.me/e/yCsrfqLm

  

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Para mais informações

Coordenação de Comunicação IICA Brasil

Claudia.dianni@iica.int         


Por favor, não imprima esta informação se não for estritamente necessário. No IICA, estamos comprometidos a usar a menor quantidade possível de papel, a separar os resíduos, a utilizar racionalmente a água e a reduzir o nosso uso de combustíveis fósseis.

O IICA trabalha para o cumprimento e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário